Poços de Caldas, MG - O parque municipal recebeu, neste final de semana, o II Torneio de Basquete de 3. A competição reuniu 10 equipes e foi promovida por Leandro Marcus Pereira. O basquete 3×3 é um dos esportes que mais cresce nos últimos anos. Prova disso é que a modalidade foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. As diferenças para o basquete tradicional parecem simples, mas modificam muito a dinâmica do jogo. Entre elas, estão a existência de apenas uma cesta, a quadra com metade da dimensão habitual, as equipes são formadas por apenas 3 jogadores, as partidas terminam depois de 10 minutos ou quando um dos times chega a 21 pontos, cada equipe tem apenas 12 segundos para executar a jogada, a pontuação varia entre 1 ou 2 pontos.
O basquete 3×3 é inspirado no movimento do esporte de rua, cheio de música – o hip hop é símbolo – e informalidade. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional entende que tem bastante apelo com os jovens.
“É uma modalidade que poucas vezes acontece na cidade, mas temos em Poços de Caldas um grande número de praticantes. Basta passar pelo parque durante a semana e vemos que muita gente joga basquete de 3 e estava faltando uma competição para este pessoal”, disse Leandro. O evento faz parte da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e conta com a apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes. Tem ainda o apoio da Team Work e Ateliê Software. O vereador Paulista esteve presente prestigiando o evento. Leandro destaca que acredita que o Basquete de 3 tem campo para crescer e destaca que novos eventos do tipo devem ser realizados na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário