Poços de Caldas, MG – Localização privilegiada, medidas oficiais e formada de um infinito número de talentos. Esta é a pista de atletismo de Poços de Caldas. Mas ela não tem condições de receber grandes eventos devido ao seu piso. Aliás, este problema a acompanha há anos, praticamente desde sua inauguração. O próprio Mantiqueira teve uma foto repercutida nacionalmente quando a cidade recebeu uma das primeiras edições dos Jogos Escolares e os atletas corriam em meio a uma grande nuvem de poeira. Na época, o então secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, já arrancava os cabelos para conseguir uma solução, mas não alcançou sucesso. Certa vez ele disse em entrevista ao Mantiqueira que um piso sintético custaria cerca de dois milhões de reais. O valor aumentou. Hoje, para ter um piso sintético e receber até competições internacionais o valor a ser desembolsado seria a bagatela de sete milhões de reais. Uma fortuna. Mas ontem uma esperança surgiu com a visita do professor Manoel Pires, representante da Confederação Brasileira de Atletismo. Uma das autoridades quando o assunto é pista de atletismo, ele trouxe uma ideia que agradou bastante as autoridades locais. A visita de Manoel Pires foi acompanhada pelo prefeito Sérgio Azevedo, pelo vice tio Júlio, os secretários José Benedito Damião e Pelezinho e pelo vereador Paulista, além do treinador da equipe de atletismo de Poços de Caldas Sidnei Carlos de Parólis. Pires visita pistas no Brasil inteiro dando orientações sobre o que precisa ser feito. Em Poços de Caldas ele salientou que se for colocado um saibro especial a pista terá condições de receber grandes competições nacionais. “A pista aqui é muito boa, as medidas atendem perfeitamente, mas parece que está abandonada. Precisa de uma restauração”, disse. Ele destacou que a pista foi muito bem construída, tem uma ótima drenagem, sem contar que pista de oito raias neste padrão e local é maravilhoso e existe uma razão para recuperar esta pista”, disse o professor. “Claro que uma pista sintética seria o ideal, este local é merecedor disso, mas um piso de saibro daria condições de receber grande competições, como Jogos Escolares, entre outros. “Acho que a presença do prefeito, vice-prefeito, departamento de obras, secretário de Esporte mostrou que eles estão dispostos a arregaçar as mangas e realmente reconstruir esta pista e deixá-la em nível de competição e isso já é um grande começo”, destacou o professor.
Para Lelo, a vinda de Manoel Pires é muito importante já que se trata de uma autoridade esportiva reconhecida no mundo todo. “A administração, através do prefeito e a Secretaria de Obras, autorizou a área técnica da Secretaria de Esportes, juntamente com o professor Sidnei, trazer um consultor internacional para avaliar a pista. O professor Pires nos deu muitas orientações importantes para que nossos atletas possam usar, a sociedade possa usar e ficamos bem satisfeitos”, disse Lelo, que ressalta que entre as melhorias deverá ser feito um fechamento total da pista com alambrados. Sobre o piso, Lelo destaca que o saibro especial com pedrisco e carvão por cima seria uma grande solução. “Hoje o custo de uma pista sintética é inviável, por isso o saibro realmente seria uma boa saída. A administração quer fazer uma melhoria aqui dentro e nós da área técnica estamos correndo atrás para realizarmos aquele sonho que a gente tinha”, falou Lelo.
O prefeito Sergio Azevedo ficou bastante animado com as conversas e acredita que o projeto deve seguir adiante. “Já houve outros estudos, tentamos até mesmo a doação de um piso sintético, mas acabou não dando certo. A maioria do piso das pistas de atletismo no Brasil é de saibro e vamos buscar este caminho para que tenhamos um piso de qualidade aqui, valorizar esta pista de atletismo, trazer competições estaduais e nacionais. A cidade merece e vale destacar o grande trabalho feito aqui pelo professor Sidnei. Vamos investir nesta pista, já que temos investido bastante em toda a parte do esporte e este local é muito importante”, falou o prefeito.
A pista de atletismo de Poços de Caldas é o local de trabalho do professor Sidnei Carlos de Parólis. Ali ele treina os atletas para competições, eventos nacionais e busca novos talentos através de projetos sociais. A possibilidade de a pista ter um novo piso enche o professor de esperança de que o atletismo de Poços possa enfim ter um local mais bem estruturado para este trabalho. “Entramos em contato com o sr. Manoel Pires na Federação Paulista, ele é referência no Brasil e no mundo em termos de pista de atletismo e por isso a vida dele aqui era fundamental. A pista de atletismo em Poços é muito importante tanto para as aulas de atletismo, mas também para toda a região, já que todas as competições são realizadas aqui e todas as cidades do sul de Minas dependem da gente. Estamos sempre buscando melhoria no local, sabemos que o piso não é o ideal. Fiquei muito feliz em ver tanta gente importante acompanhando esta visita, pessoas ligadas ao esporte e à administração. Agora vamos dar andamento nestas melhorias tanto no solo quanto no fechamento. Isso vai melhorar as aulas e também a preparação para as competições”, disse o professor.
A equipe de atletismo de Poços de Caldas vem se destacando em diversas competições. Atualmente, 150 alunos estão treinando com o professor Sidnei, que implantou pela cidade alguns centros de treinamentos. O professor conta que estes centros vão ficar em determinados pontos e quando a criança se destaca ela vai para a pista de atletismo. Sidnei diz que o projeto de atletismo é referência na Confederação Brasileira e faz parte do Centro Nacional de Formação de Atletismo e com isso há recursos e com eles pagam-se viagens, compra de materiais e uniformes para os alunos.
Para o secretário Pelezinho, a melhora da estrutura do atletismo é fundamental. “Uma modalidade que ajuda a divulgar Poços de Caldas, uma modalidade muito reconhecida com um trabalho de excelência feito pelo professor Sidnei e precisamos olhar aqui com carinho, temos uma pista que chama a atenção e agora, com forças unidas, todos com o mesmo objetivo vamos melhorar esta estrutura”, destacou Pelezinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário