No final de semana, entre 6 e 8 de março, foi realizado o 4º encontro do grupo de desenvolvimento de treinadores de basquete de Minas Gerais, o GDTB. O evento teve início na sexta a noite com palestras nas dependências do Colégio Sete de Setembro, nos demais dias foram realizadas palestras teóricas e práticas na sede social da Caldense.
Entre os palestrantes estiveram nomes como o técnico da Seleção Brasileira José Neto, o preparador físico da Seleção Diego Falcão, o técnico da Seleção Uruguaia Marcelo Capalbo, o ex-jogador e técnico Raul Togni Filho, o comentarista esportivo Eduardo Agra e também representantes da FIBA, a Federação Internacional de Basquetebol.
Cada palestrante abordou um tema relevante relacionado ao basquete. Dezenas de técnicos acompanharam atentamente as palestras para absorverem o máximo de conhecimento possível. Em sua palestra, Marcelo Capalbo falou sobre pontos fundamentais para o desenvolvimento das categorias entre Sub-14 e Sub-17.
Logo em seguida, Neto debateu fatores importantes em um treinador, como excelência, liderança e gestão de pessoas. Depois falou sobre suas experiências na Seleção Brasileira, feminina e masculina, além das passagens pelo Japão e Flamengo.
No sábado, o dia todo foi repleto de atividades na Caldense. Na parte da manhã, Capalbo utilizou atletas do time de basquete da Veterana para demonstrar ações táticas no Ginásio Ronaldo Junqueira. O técnico mostrou passo a passo o que cada atleta deve fazer em diferentes situações de jogo.
Na sequência foi a vez de Neto, que exemplificou conceitos e sistema de jogo, desde aspectos ofensivos, até contra-ataque em superioridade numérica, transição e bloqueios diretos. A atividade foi dinâmica e oferecida de maneira bastante didática para o público presente.
No período vespertino, mais palestras, desta vez no Ginásio Luiz Sodré Ayres. Diego Falcão contou como é feita uma boa programação de treinos, seus desafios e fatores que devem ser levados em consideração, tanto físicos, quanto psicológicos. Incluindo alimentação e dedicação, da categoria de base ao alto nível.
Posteriormente Eduardo Agra discutiu a relação de atletas com treinadores e treinadores com atletas. Houve ainda palestras com representantes da FIBA (Federação Internacional de Basquete), falando sobre programas de desenvolvimento. No domingo Raul Neto conta suas experiências como pai de atleta e as implicações do basquete dentro e fora de quadra. Por fim haverá mesa redonda de debate para troca de conhecimento entre o público.
O grupo de desenvolvimento reúne 180 treinadores de basquete e é um canal para troca de experiências e de material. Uma realização da Caldense, com apoio da Federação Mineira, em conjunto com a Confederação Brasileira de Basquete e o Colégio Pelicano.
Renan Muniz / Caldense
Nenhum comentário:
Postar um comentário