sexta-feira, 13 de março de 2020

Meninas da seleção brasileira principal de cricket treinam em Poços

PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com

pvc.mantiqueira@gmail.com


Poços de Caldas, MG - As meninas da seleção brasileira principal estão em Poços de Caldas em treinamento. Elas inauguraram o Centro de Treinamento de Cricket da cidade, localizado no Country Club, ao lado do campo de malha, e se prepararam para a temporada. Os treinos no CT acontecem há duas semanas e o local também vai abrigar os treinos de todos os projetos realizados em Poços de Caldas. A equipe brasileira tem compromissos contra Estados Unidos e Argentina, mas a viagem pode ser cancelada devido ao coronavírus. Estão treinando no CT 14 meninas, sendo que uma atleta é de São Paulo, outra do Rio de Janeiro, quatro de Brasília e as demais de Poços de Caldas.

Treinador

Neste começo treino em Poços de Calda a seleção brasileira está sendo acompanha pelo treinador inglês Liam Cook. “Trata-se de um treinador de um nível bem alto na Inglaterra, comanda o time feminino mais famoso do país, meu amigo, e veio para este período em Poços de Caldas. Agora com o coronavírus pode ser que ele fique mais alguns dias, já que por lá está tudo fechado e parado e por isso ele deve ficar por aqui um pouco mais”, falou Matt Featherstone, responsável pelos projetos de cricket em Poços de Caldas. “O sol aqui em Poços de Caldas é bem mais forte do que estamos acostumados na Inglaterra. Este trabalho com as meninas do Brasil é muito gratificante, uma experiência fantástica e estou gostando demais. Além de serem pessoas que estão num nível mais alto, vejo os projetos em Poços de Caldas como fundamentais. Muita gente numa área que antes nem conhecia o cricket e hoje está jogando o esporte em todos os níveis, é sensacional. Quando fui convidado a vir ao Brasil pelo Matt não pensei duas vezes e estou bastante empolgado para fazer parte dos novos projetos do cricket na cidade e no Brasil. Este Centro de Treinamento é muito bom e este projeto com a seleção brasileira é muito motivador e espero ficar neste trabalho por muito tempo”, falou Liam Cook.

Olimpíadas

Segundo Matt, os treinos visam as Olimpíadas de 2028. “Este Centro de Treinamento foi construído com este objetivo. Claro que meninas vão entrar e sair da equipe, mas temos uma base muito forte e que nos faz sonhar com estes jogos. Será um local para ser aproveitado por Poços de Caldas, mas para preparar a seleção. Este Centro será o cartão postal do nosso cricket. Estamos investindo muito nisto pois o sucesso traz recursos, os recursos trazem mais projetos e os projetos formam mais jogadores”, falou Matt.

Ainda faltam detalhes para a conclusão do Centro de Treinamentos. Em breve deve acontecer uma inauguração oficial com presença de autoridades. O novo centro de treinamento recebeu a visita, na tarde de ontem, do secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista. “Ficou maravilhoso o espaço e nós, da Secretaria de Esportes, ficamos felizes em fazer parte deste projeto tão vitorioso”, falou o secretário.

Oito mil praticantes

Poços de Caldas tem como meta fechar 2020 com cinco mil praticantes. Atualmente são cerca de quatro mil pessoas envolvidas na modalidade. Segundo Matt, acaba de ser fechada parceria com as prefeituras de Águas da Prata, Aguaí e São João da Boa Vista, o que vai elevar para oito mil praticantes em toda a região. Muzambinho é outra cidade parceira. “Queremos fazer um campeonato entre faculdades que deve ser realizado em breve”, continuou Matt. 

Nenhum comentário: