sexta-feira, 13 de março de 2020

Nicolas, atleta da Adefip, disputa seu primeiro campeonato oficial de BMX

 Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - O atleta Nicolas Fonseca Souza, o Nick, aluno da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), disputou no último final de semana seu primeiro campeonato oficial de BMX. A IV Copa Regional Ricardo Alves 2020 foi realizada na cidade de Paulínia-SP e o atleta de Poços de Caldas, competindo na categoria especial, representando o Bicicross Poços Clube, terminou na terceira colocação, conquistando sua primeira medalha.
Nick é portador da Síndrome de Silver-Russel e recentemente foi tema de reportagens da TV Poços e do jornal Mantiqueira ao ganhar uma bicicleta que lhe deu a chance de praticar o esporte. A doação foi iniciativa do treinador de BMX Elber Oliveira, o Panetone, e a bicicleta oferecida para Nick se chama micro-mini e é abaixo das medidas normais do bicicross.

ADEFIP
Nicolas é atendido na Adefip em um trabalho multi e interdisciplinar, ou seja, uma equipe completa cuida do atleta. “Todas as áreas da Adefip estão envolvidas na preparação do Nick. Ele tem à disposição fisioterapia esportiva, fisioterapia respiratória, iniciação esportiva, acompanhamento nutricional, fonoaudióloga, fisiatra e neuropediatra, enfim, todo o quadro de profissionais está neste processo”, disse Alan Luiz Pereira, fisioterapeuta esportivo da Associação. O profissional destaca os benefícios que o esporte vem trazendo para o aluno e acredita que o quadro tende a evoluir cada vez mais. “Desde que começou no esporte a melhora foi visível. Hoje o Nicolas tem energia, sua respiração vem melhorando dia a dia, a postura também é outra, força, flexibilidade, ou seja, está unindo o útil ao agradável, já que o esporte vem colocando ele participativo junto à sociedade e ajudando em seu tratamento”, falou Alan.
“O Nicolas está muito feliz e este é o primeiro objetivo. Ele vivenciando o esporte, poder estar junto com as pessoas, enfim, a inclusão acontecendo de verdade. Não é só estar ali, mas participar de uma forma efetiva. Estamos todos felizes com a evolução e orientando sempre a família sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção. A Adefip está muito orgulhosa do atleta“, completou Alan, que é responsável pelo trabalho de força muscular, equilíbrio, coordenação, alinhamento biomecânico, entre outros. Este trabalho é feito desde os treinamentos, antes e após as competições. Tudo visando à recuperação adequada no intervalo de um campeonato e outro.

Grupo de Iniciação Esportiva
Além dos treinos realizados junto à equipe de bicicross, Nick participa do grupo de Iniciação Esportiva da Adefip. Segundo Bruno Santos Pereira, profissional de educação e treinador, ambos os treinos têm colaborado com o desenvolvimento e desempenho do atleta. “Estamos trabalhando a iniciação esportiva com o Nicolas e partimos do princípio de aquisição e padrões motores. São atividades que vão contribuir para ele em qualquer modalidade que escolha para sua vida”, disse Pereira.

Paulista
Neste final de semana, Nicolas participará de seu segundo campeonato. Ele disputa, também em Paulínia, o Campeonato Paulista, representando o Bicicross Poços Clube.

Equipamentos
Nicolas conseguiu por meio de doações o capacete e a calça. Ele precisa ainda de cotoveleira, proteção peitoral, óculos de proteção, luvas e camisetas para treinos e competições, sapatos adequados, entre outros. “O Nick está muito feliz, participou de sua primeira competição e está muito empolgado para este final de semana. Ele vive um grande momento. Foi muito importante para ele, mas precisamos ainda de doações para que ele continue disputando bem a modalidade”, falou Tatiane Cristina da Fonseca, mãe de Nicolas.
Para ajudar basta entrar em contato com Tatiane pelo telefone 35 9 9139-2699. Pode ainda entrar em contato com Alan Luiz Pereira pelo telefone 35 9 9923-6720 ou pelo telefone 3697-3100 (Adefip).

Nenhum comentário: