sexta-feira, 23 de abril de 2021

e-JEMG online movimenta alunos e professores de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O e-JEMG, etapa online dos Jogos Escolares de Minas Gerais, está agitando alunos e professores nesta época difícil de pandemia. Como as competições presenciais não estão acontecendo, o evento virtual cobre um pouco a vontade de estar participando de uma competição estudantil. Poços de Caldas está presente nas modalidades de futebol e basquete com alunos da Escola Padrão e do Colégio Objetivo.

Participam do NBA 2K20 e FIFA 2020, estudantes atletas de 12 a 18 anos nascidos, exclusivamente, entre 2003 e 2008. É necessário que os estudantes estejam devidamente matriculados em curso regular do Ensino Fundamental ou Médio do Estado de Minas Gerais.


e-JEMG

O e-JEMG tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como inclusão, disciplina, integração e respeito mútuo. É uma iniciativa do Governo de Minas, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Em 2020, devido à pandemia de covid-19, os Jogos Escolares de Minas Gerais presenciais tiveram as competições suspensas, para evitar a aglomeração de pessoas e uma possível propagação da doença.

O professor Eraldo Sandi conta que em tempos de pandemia é preciso se reinventar a todo instante, buscando atrair a atenção dos estudantes e ao mesmo tempo apresentar ações pedagógicas dinâmicas que permitam compreender os conceitos e a importância da educação física. “Em minhas aulas de educação física no Colégio Objetivo elaborei um tema a ser trabalhado com os alunos. Nas aulas de educação física, mexa-se! E tenha qualidade de vida! No nosso caso, a gamificação nas aulas e jogos eletrônicos são exemplos extremamente atrativos para os jovens, uma realidade que se apresenta até mesmo nos celulares, ferramenta tão utilizada principalmente no momento atual de pandemia que nos encontramos. A fórmula é se divertir e aprender, sendo o nosso desafio identificar o conteúdo pedagógico da educação física que pode ser desenvolvido neste momento. O e-Jemg vem para somar ao conteúdo pedagógico já existente, aplicando a prática desportiva eletrônica no meio estudantil”, disse Sandi.

O professor Wagner Souza Freitas destaca a iniciativa do Estado na organização do evento e vê uma grande oportunidade para os meninos de Poços de Caldas participarem de uma competição mesmo em tempos de pandemia. “Para nós, professores de Educação Física, a iniciativa do e-JEMG foi um grande incentivo para os alunos, pois o e-Sports vem crescendo cada vez mais no Brasil e é mais uma alternativa de carreira profissional para os jovens que gostam de jogos eletrônicos, um exemplo é o Wendel Lira, que largou a carreira de jogador de futebol profissional para ser atleta de e-Sports. Esperamos que mais iniciativas como essa possam aparecer para motivar os jovens, visto que essa modalidade também exige dedicação mental e física”, destacou.


 


Os atletas

Poços participa do evento com João Pedro Terceti de Oliveira Santana, do Colégio Objetivo, time Bayern de Munique, Gabriel Carvalho Brianezi Reis, Colégio Objetivo, time Barcelona, Luiz Henrique Faria da Costa, E.E. Santa Rosa, time Liverpool, Luiz Pedro Soares Pereira, Escola Padrão, time Barcelona, Juan Patrick da Silva Ribeiro, Escola Padrão, time Liverpool. O time de Poços ainda contou com o atleta Luiz Pedro.



Depoimentos

“A competição para mim está sendo excelente, deve ter todos os anos essa competição, chamou muito a atenção. É gratificante estar representando a Escola Padrão, escola que só tem a crescer. É muito orgulho representá-la”. Juan Patrick

“Estou vivendo um momento único, já que a pandemia complicou a vida de muita gente, principalmente a minha que estava acostumado a participar dos Jogos Escolares de maneira presencial e por isso sinto falta do clima da torcida, mas representar meu Colégio Objetivo de maneira virtual foi uma grande alegria e estou adorando esta oportunidade, numa maneira fantástica de unir o futebol de uma outra forma”. João Pedro Terceti de Oliveira Santana

“Achei uma ótima iniciativa os Jogos Escolares serem de forma virtual. Já que não podemos participar das competições de forma presencial, é uma maneira de nos mantermos competitivos. É um ano muito diferente para nós todos e é muito bom esta chance num mercado de jogos eletrônicos que cresce a cada dia”. Gabriel Carvalho Brianezi Reis


Fonte: Site da SEE/MG

Nenhum comentário: