Poços de Caldas, MG – “O projeto “Bola para Vencer” nasceu em 2019, no qual crianças e adolescentes foram trabalhadas para que se tornassem agentes de transformação da comunidade onde estão inseridas e ao mesmo tempo fortaleceu os alunos a buscarem oportunidades de realizar seus sonhos vinculados ao futebol”, disse Fábio Paulista, ex-jogador de futebol e atual vice-presidente do Poços de Caldas Futebol Clube.
O projeto tem a capacidade de promover crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, por meio do esporte coletivo, na construção de valores morais, éticos e de equilíbrio social, no aprimoramento das potencialidades e na possibilidade de formação técnica em futebol e participação em campeonatos, torneios e processos seletivos em clubes. “Entendemos que garantir às crianças e adolescentes a possibilidade de sonhar é estar no caminho certo. Sendo assim, não podemos negar a importância desta iniciativa que oferece preparação, mudanças positivas de comportamento, o preenchimento do “tempo livre”, o aumento do desempenho escolar, a aprendizagem da modalidade esportiva e o aperfeiçoamento do desempenho motor como os principais benefícios dos projetos sociais esportivos. O esporte passou a ser concebido como um excelente meio para se propor saídas para os problemas sociais que afetam cotidianamente, principalmente, crianças e adolescentes”, disse Fábio Paulista.
O projeto Bola para Vencer tem atuado com o conceito de desenvolvimento integral, compreendendo que as crianças e adolescentes devem ser trabalhados em três diferentes dimensões, emocional, social e motora, concebendo-as como seres humanos em sua totalidade, resultado de sua evolução individual em consonância com a interação com o meio em que vivem.
Atualmente as atividades acontecem por meio de vídeos que são disponibilizados pelo professor Fábio Paulista via redes sociais, aguardando determinação para volta presencial.
O professor
Fábio Paulista chegou a Poços de Caldas para defender as cores da Caldense no final dos anos 2000. Depois deixou o clube, rodou por alguns times, mas Poços de Caldas seguiu no coração. A ligação com o esporte também. Atualmente, ele é vice-presidente do Poços de Caldas Futebol Clube. Sobre o projeto, o professor destaca que dar oportunidades aos jovens é motivo de grande orgulho.
“Este projeto estava guardado na gaveta e agora conseguimos colocá-lo para funcionar atendendo estas comunidades”, falou Fábio Paulista. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte e incentivado pela Unimed. “Sem este apoio o projeto não existiria e por isto agradeço muito à Unimed, além da Secretaria Municipal de Esportes, através do secretário Pelezinho, que vem desenvolvendo um excelente trabalho no esporte da cidade”, falou Fábio, que ressalta que o Bola Para Vencer foca o trabalho do lado social e acompanha o dia a dia dos alunos na escola. “Acompanhamos o desenvolvimento da criança na sala de aula, como estão suas notas no semestre. Se a escola não for a prioridade ele não pode fazer parte das atividades”, explicou. “Se tudo estiver dentro do planejado e aparecer um menino de talento, claro que ele terá oportunidade de fazer testes em clube”, falou o ex-zagueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário