sexta-feira, 26 de novembro de 2021

PODEMOS MAIS - Equipe “As Marias” brilha em evento “Não à Violência” no Parque Ecológico

Poços de Caldas, MG – No último final de semana, o parque ecológico da zona sul recebeu uma série de atrações, a grande maioria voltada para o público feminino, tudo organizado dentro do projeto Podemos Mais.  Um dos destaques foram as mulheres da equipe de caminhada As Marias. O evento contou com caminhadas, zumba e corridas. A ultramaratonista Giovana Martins foi uma das convidadas, fazendo palestra e participando da corrida com as componentes da equipe. Além da parte esportiva, o evento contou com uma pequena feira com produtos produzidos pelas “Marias”.

Outro objetivo foi a arrecadação de absorventes que serão doados para mulheres carentes da cidade. Segundo Luciana Marinoni, criadora do grupo As Marias e organizadora do encontro, a cidade tem muitas mulheres em situação de pobreza extrema e que não conseguem comprar o item íntimo.

Podemos Mais

O evento realizado na zona sul faz parte do Projeto Podemos Mais, criado em 2019 e está em sua segunda edição. Nele, centenas de mulheres se encontram para a prática esportiva, momentos de amizade e muita saúde. Muitas afirmam que graças ao projeto suas vidas mudaram completamente. O parque ecológico recebeu cerca de 250 mulheres. “Foi um dia muito especial que teve o intuito de ajudar mulheres. O esporte é uma ferramenta para que a gente consiga mudar a vida das pessoas através de ações sociais e através de mulheres. Muitas vezes a mulher não sabe a força que tem e ela só precisa de uma força para mover esta alavanca”, destaca Luciana Marinoni.

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Esportes e contou com a presença do secretário Pelezinho, que destacou a força da equipe As Marias.

O projeto

O Projeto Podemos Mais teve várias etapas dentro do ano. Ele foi aberto com uma roda de conversa entre mulheres da cidade realizada no museu. No evento, cerca de 40 mulheres participantes puderam contar um pouco de sua história de vida. Outra atração do projeto é a exposição Vidas Mudadas, que retrata em fotos a situação de mulheres que tiveram a vida transformada através do esporte e da atividade física. A terceira etapa foi o evento “Não à Violência”, realizado no último final de semana. “Dentro do projeto iniciamos a campanha de arrecadação de absorventes para meninas e mulheres em situação de pobreza extrema e que não têm acesso a este item importante para a saúde feminina. Com a pandemia esta situação ficou ainda pior porque muitas vezes o marido ou o pai entendem que este absorvente não é tão necessário, um item secundário, já que muitas vezes estas pessoas estão com fome, sem alimento em casa e por isso priorizam colocar comida em casa. Assim, estas mulheres passam por muitas dificuldades, mas entre comer e ter um absorvente elas optam pela sobrevivência”, disse Luciana. Ela destaca casos impressionantes de mulheres que se viram como podem nos períodos menstruais citando o uso de folhas de árvores e até miolo de pão para estancar o sangramento. “Uma situação reflete em todo o cotidiano destas mulheres, reflexo que vemos nas meninas que não vão à escola, mulheres que ficam trancadas em casa, enfim, uma situação muito grave”, destaca Marinoni. Para ela, o absorvente deveria ser um dos itens da cesta básica, mas, infelizmente, a situação é ignorada por muitos governantes. A campanha segue até este final de novembro e teve na Alcoa uma das grandes parceiras na arrecadação de absorventes.

Sobre a manhã realizada no parque ecológico da zona sul, Luciana destaca que foi um meio de elevar os olhares para a situação de violência sofrida pelas mulheres. “É uma violência que acontece de muitas formas e de vários tipos, seja física, psicológica, no trabalho, mulher contra mulher, por isso aquela manhã na zona sul marcou a busca desta união. Juntas a gente acredita que podemos alcançar várias frentes e transformar vidas”, finalizou Luciana Marinoni.

O projeto Podemos Mais tem o patrocínio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes. Serão beneficiadas as seguintes instituições: Programa Maria Cinderela, Bem Viver, Abaco e Fonte de Vida. 


Nenhum comentário: