quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Vice-prefeito aborda projetos esportivos, visita a Portugal e pré-candidatura a deputado

Poços de Caldas, MG – O Mantiqueira realizou uma entrevista especial com o vice-prefeito Júlio César de Freitas, o Tio Júlio. Ele falou de diversos assuntos, mas o esporte foi um dos destaques da conversa. O vice-prefeito disse que a WTorre, uma das maiores empresas do mundo, se mostrou interessada em projetos que envolvem o estádio Ronaldão, o poliesportivo e a pista de atletismo. Ainda no campo de esporte Tio Júlio destacou melhorias em outras praças esportivas usando dinheiro do orçamento. Ele ainda comentou sobre a viagem que fez recentemente a Portugal com o secretário de Turismo Ricardo Fonseca, além de uma possível candidatura a deputado estadual. 


Mantiqueira – Poços de Caldas é uma cidade com uma grande estrutura esportiva, mas praticamente todas as praças precisam de melhorias. O que se pensa em fazer neste sentido? 

Tio Júlio - Sofremos com este problema já há algum tempo. Eu como professor e treinador participei de muitos campeonatos pela cidade e vivi isto na pele. O problema maior sempre foram as goteiras. Entendemos que é agora, enquanto gestores, temos a chance de solucionar estes problemas e estamos planejando medidas que resolvam definitivamente. Vamos nos basear em trabalhos bem sucedidos em ginásios particulares da cidade para resolver os problemas dos ginásios públicos. As  goteiras são um problema sério, causam diversos transrtonos estruturais que afetam tudo num ginásio. O piso é um dos mais prejudicados. Vamos ter muito trabalho pela frente. 


Mantiqueira – Quais os ginásios que passarão pelas reformas? 

Tio Júlio – Vamos começar com três ginásios: Arthur de Mendonça Chaves, Moleque César, no Cascatinha, e Juca Cobra, no Conjunto Habitacional. Nestes locais vamos resolver a questão das goteiras e do piso, depois de uma forma geral ver tudo que pode ser melhorado. Todos os nossos ginásios, de maneira geral, passam por isso devido à ação do tempo e vamos buscar deixar esses locais em condições e à altura do nosso esporte. Temos atletas de alto nível em todas as modalidades e nossa estrutura precisa estar no mesmo nível destes atletas. 


Mantiqueira – O orçamento destina uma verba de pouco mais de doze milhões. Parte deste dinheiro será para estas reformas? 

Tio Júlio – Já é projeto que parte deste dinheiro será para esta finalidade. Foi feito todo um planejamento para que a gente faça uma execução destas obras, que seja um custo-benefício ideal para o município e temos certeza de que será. Vamos resolver os problemas por um bom período nestas questões de goteiras, principalmente. 


Mantiqueira – Existem conversas com grandes empresas nacionais de investimentos em nossas praças esportivas. Uma das empresas seria a WTorre, que pensa em terceirizar espaços como o estádio Ronaldão, o poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves e a pista de atletismo da cidade. Procede a informação? 

Tio Júlio – Na verdade não existe nenhuma conversa específica com nenhuma empresa, mas existe uma busca nossa em várias empresas, entre elas a WTorre, que veio até Poços e fizemos uma boa reunião. A WTorre é a responsável pela construção do Allianz, estádio do Palmeiras, dentre outros empreendimentos. Eles vieram até nós através do nosso secretário de Desenvolvimento Tiago Mariano e foi uma conversa muito bacana. Eles trabalham com galpões, estruturas industriais e também com estádios. O que existe de concreto é nossa intenção, nosso planejamento, nossa busca para melhorar todas nossas estruturas. Conversamos ainda com a MRV, temos conversado com construtoras aqui de Poços de Caldas e da região, mas tudo ainda são apenas conversas. No setor público tudo se faz através de licitações, é todo um processo burocrático para depois darmos andamento legalmente às execuções. Mas a gente não fala em terceirização, em concessão, mas sim em projeto. O que tem neste momento é nossa vontade em fazer e resolver definitivamente esses problemas. O estádio é uma demanda que precisa de solução e quem vai ganhar são os torcedores da Caldense, do Vulcão e todos que gostam de futebol. Sabemos que a cidade merece. Temos trabalhado muito e conversado muito. Recentemente estive em Portugal numa pauta de turismo, mas não deixei de falar de esporte e do nosso estádio. Então, nossa meta é fazer a diferença no esporte, dar prioridade nas estruturas, o prefeito tem se empenhando muito nisso e queremos entregar para Poços de Caldas nossos ginásios e estádios muito melhores do que encontramos. Queremos dar uma pista de atletismo para a cidade em condições de receber os atletas de ponta que a cidade revela. O professor Sidnei Carlos de Parolis fez do atletismo de Poços de Caldas muito respeitado e o trabalho merece um espaço digno. Vamos continuar nossas buscas para resolver a situação. Hoje são conversas e possibilidades, projetos discutidos e sonhados. Queremos que eles se tornem realidade o quanto antes. 


Mantiqueira – Dentro desses projetos existe a possibilidade de a cidade ter uma espécie de vila olímpica? 

Tio Júlio – Conversas, apenas conversas. Mas discussões mostram a possibilidade de um centro esportivo onde teríamos o estádio, o poliesportivo, a pista de atletismo, tudo junto, uma espécie de vila olímpica. Este local também seria destinado aos shows e eventos, mas realmente tudo ainda é projeto e sonhos que neste momento estão apenas no papel. 


Mantiqueira – Como foi sua ida a Portugal? 

Tio Júlio - Vale destacar que primeiramente teve uma aproximação com o governo de Minas, já que no dia primeiro de março deste ano fomos a BH em uma comitiva e falamos da importância de Poços de Caldas no turismo. A partir desta visita o relacionamento com o Governo do Estado ficou próximo e nos proporcionou o convite para esta viagem até Portugal para divulgar Minas Gerais e Poços de Caldas em Lisboa. Além de Poços, estiveram representantes de Governador Valadares, Capitólio, Brumadinho e Itapecerica, também de Manaus e Ceará. Tivemos a oportunidade de ir na embaixada brasileira em Lisboa, conversamos com o ministro conselheiro e deixamos material de Poços de Caldas que já vai começar a ser distribuído na Europa, região próxima a Portugal. Além de todo o contato que a gente fez com a divulgação da cidade, tivemos momentos em que destacamos toda a importância de Poços de Caldas. O evento foi parte do programa Reviva Turismo, que prevê a divulgação de Minas para Minas e para nós é muito interessante. Entramos no contexto de divulgação de Minas para o mundo. 


Mantiqueira – Como você está vivenciando a experiência de ser vice-prefeito e como você está vendo Poços de Caldas em obras?

Tio Júlio – Estou em um momento muito feliz. A gente ainda está vencendo o desafio que é a pandemia, que ainda não passou e continuamos apreensivos. Mas nunca deixamos de pensar no desenvolvimento da cidade, mesmo no turbilhão que foi a pandemia. Ainda estou vivendo momentos de adaptação como vice-prefeito, mas estou tranquilo por fazer parte de uma gestão que tem muito mérito através do prefeito Sérgio. Ele conseguiu deixar a cidade numa condição melhor de investimento e fico feliz ao ver melhorias em várias estruturas, como as reformas nas escolas, obras praticamente emergenciais. Agora estamos fazendo asfalto em alguns lugares, como bairros e a avenida João Pinheiro, e esta ação vai avançar pela cidade toda. Este é um momento oportuno, já que Poços de Caldas é a bola da vez e esperamos que continue assim em todas as áreas, turismo, investimentos, geração de empregos, esporte, cultura e isso tem trazido muitos benefícios. Sigo vivendo uma vida de atleta, correndo, trabalhando e vivendo a máxima de quanto mais eu trabalho mais sorte tenho e será assim desta forma até o último dia de mandato. 


Mantiqueira – Seu nome está sendo bastante ventilado para a Câmara dos Deputados. Como está esta situação?   

Tio Júlio - De início veio a surpresa, a mesma que tive quando meu nome começou a ser sondado para ser vice-prefeito. Não tinha um projeto político para ser vice-prefeito, para estar vice-prefeito, assim como não tinha projeto de ser candidato a deputado. Meu nome foi surgindo, sendo comentado e não posso me furtar a isso e se for uma condição boa para meu grupo, boa para as pessoas que entendem que é favorável, vamos adiante. Claro que muitos fatores precisam ser levados em conta, tem a questão familiar, enfim, uma série de coisas que preciso avaliar, mas fico feliz e honrado de ser lembrado. Acho natural meu nome ser cogitado, mas no meu entendimento o candidato número um seria o prefeito, pelo momento que ele vive, pela atuação que está tendo, pela aprovação dele, seria o candidato natural. Como ele parece não se lançar candidato, eu como vice vejo meu nome de forma natural, apesar de termos dentro de nosso grupo ainda muitos bons nomes para representar a cidade. 


Mantiqueira – Seu nome está definido como pré-candidato? 

Tio Júlio – Não está definido e no momento somos todos pré-candidatos. Temos uma grande necessidade de eleger nossos deputados, já que uma das formas que a cidade tem conseguido viabilizar reformas em diversas áreas são as reformas parlamentares. Somos muito gratos a todas as emendas que temos recebido, mas precisamos trabalhar fortemente e a melhor forma é eleger nossos deputados. 

Nenhum comentário: