Poços de Caldas, MG - Após sete meses sem participar de competições, a equipe de atletismo de Poços de Caldas voltou com força total. No último final de semana, a modalidade comandada pelo professor Sidnei Carlos de Parólis esteve na cidade de Bragança Paulista, onde disputou o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O evento aconteceu dias 6 a 8 no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) e, nesta época de pandemia da covid-19, a competição marcou a retomada do calendário nacional de 2020 e exigiu muitos protocolos sanitários.
O Congresso Técnico da competição foi realizado às 14h do dia 5 de novembro em ambiente virtual. A CBAt enviou todas as informações para participação no Congresso diretamente às equipes, após o fechamento das inscrições.
O Brasileiro Sub-20 não contou com a presença de torcedores, tendo vários protocolos. Todos os integrantes das equipes tiveram, por exemplo, a aferição da temperatura corporal na portaria do CNDA e o uso de máscara foi obrigatório, e elas só puderam ser retiradas no aquecimento, onde o uso foi facultativo, e na competição. Nas provas de campo, a máscara teve de ser utilizada entre as tentativas. Os atletas de provas de pista, ao final da atuação, receberam na saída o equipamento cedido pela organização.
Participação de Poços
O projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” participou da competição com a aluna/atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa e o professor/treinador Sídnei Carlos De Parolis.
Rafaela participou da prova do Arremesso do Peso. Ela foi campeã da prova com a marca de 14,20m, superando a segunda colocada Rafaela (Sesi-SP) com a marca de 12,06 e a terceira colocada Giovana (IPEC-Londrina) com a marca de 11,82 metros.
“Desde o início da pandemia nosso projeto distribuiu para nossos alunos materiais esportivos para que os mesmos tivessem condições de treinarem em suas casas e conseguissem manter sua condição física, para que quando retornássemos do afastamento as perdas na condição física não fossem grandes. Os treinamentos foram enviados individualmente e diariamente para cada aluno.
Gostaria de destacar a grande dedicação da Rafaela tanto nos treinamentos quanto na competição. Ficamos afastados sete meses por causa da pandemia, e neste tempo todo nossa aluna treinou diariamente de segunda a sábado, nunca desistindo dos seus objetivos. Para que pudéssemos avaliar como o desempenho dela estava se transcorrendo, ela filmou todos os arremessos e exercícios realizados nos treinos, e no final de cada treino os editava um a um e me enviava para serem realizadas as avaliações biomecânicas e correções. Para filmar os arremessos ela colocava o celular em uma árvore perto do local que ela estava treinando. Um dos principais objetivos do projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e acompanhamento do Talento Desportivo” é a formação de cidadãos que tenham disciplina, educação, organização, objetivo na vida, respeito, etc. Vendo atitudes como essa da nossa aluna, isso nos enche de muito orgulho e satisfação não somente pelo resultado esportivo, mas sim pela pessoa que ela está se tornando. Gostaríamos de agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, Empresa Climepe Total, escola de Idiomas Wizard”, disse o professor Sidnei Carlos de Parólis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário