Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com
Poços de Caldas, MG - O Poços de Caldas Futebol Clube, o Vulcão, recomeça sua trajetória futebolística neste domingo, quando entra no Ronaldão pelo Campeonato Mineiro da segunda divisão. O jogo acontece às 10h30 contra o Atlético de Três Corações. O time não faz um jogo oficial desde 2017, quando passou por diversas dificuldades financeiras e encerrou parcialmente suas atividades.
Credibilidade
A nova diretoria do Vulcão, composta por Alessandro Gaiga, presidente, e Fábio Paulista, vice-presidente, busca dar credibilidade ao clube. Fundado em 2007, o Poços de Caldas passou por diversas administrações e todas tiveram enormes dificuldades para manter o time em atividade. Neste período foram colecionadas dívidas de todos os sentidos, inclusive trabalhistas. “Não foi fácil recuperar a credibilidade do Poços de Caldas Futebol Clube, mas conseguimos negociar as inúmeras dívidas adquiridas ao longo dos anos e colocar o time em campo é uma grande vitória”, disse Gaiga. O dirigente comemora a aquisição de grandes parceiros que ajudaram neste retorno do time ao futebol. “Foram pessoas que acreditam realmente nesta retomada do Poços de Caldas Futebol Clube e amenizaram um pouco as dificuldades”, falou o presidente. “Graças a Deus com a ajuda de parceiros estamos conseguindo superar. Agradeço imensamente a Duson, que nos fornece uniformes de primeira divisão, a Climepe Total e Hospital Poços de Caldas, que além de todo apoio com ambulância e patrocínio está nos ajudando em tudo que precisamos. Parceiros como o Auto Poços Centenário, Dona Café, Prevent Serviços, Restaurante E&E, Restaurante Delícias Caipiras, Instituto Daniel Sales de Ortodontia, Dr. Jorge Carvalho, fisioterapeuta, Haus Consultoria de Imóveis. Quero destacar uma empresa de fora de Poços de Caldas, não conhecia nosso trabalho e mesmo assim nos abraçou, que foi o Sicred, que nos proporcionou uma estabilidade nos ajudando com tantas despesas que vamos ter neste campeonato. Com tanta gente boa do nosso lado e Deus nos ajudando tudo vai dar certo. Chegamos nesta estreia com a sensação do dever cumprido”, disse Gaiga, que destaca ainda o apoio da ADC Alcoa, que cedeu a estrutura para os treinos.
Covid-19
Gaiga conta que a situação de pandemia agravou ainda mais a situação e até colocou em dúvida a volta do time este ano. “Algumas empresas que apertaram nossa mão em janeiro tiveram que recuar neste apoio devido à pandemia e isto foi complicado. Outro problema é a falta de público nos estádios. Quando começamos o projeto sabíamos que nossa torcida ia abraçar o time, ia encher o Ronaldão e nos ajudar financeiramente com arrecadações de bilheteria e isto não vai acontecer. Uma situação que nos complica demais, assim como os outros times, como a Passense, que não conseguiu cumprir os protocolos e passa por uma dificuldade muito grande”, falou o presidente do Vulcão. Ele conta que apenas em exames de covid-19 realizados no time foram gastos mais de R$ 8 mil. Se o time chegar até o fim do campeonato, serão nove jogos que vão custar mais de R$ 70 mil só em testes de covid-19. “É um gasto que não estaria na planilha de nenhum clube, o que torna a covid o grande problema do ano para todo mundo, não só no futebol, mas como numa situação geral.
Testes positivos
Durante a semana todo o time passou por exames de covid-19. Os resultados foram divulgados e dois jogadores testaram positivo. O lateral Britto e o meia Deni estão fora do jogo de amanhã. Os dois estão assintomáticos, já foram isolados.
A preparação
Toda a preparação do Poços de Caldas para o Campeonato Mineiro da segunda divisão começou em outubro. O técnico Paulinho Ceará encabeçou a montagem do elenco ao lado do vice-presidente Fábio Paulista. O time é jovem, formado por jogadores de Poços de Caldas e região, mas também vários jogadores mais experientes vieram a pedido do treinador. Foram realizados dos jogos-treinos contra times amadores da cidade. No primeiro aconteceu um empate em 1x1 com o Grêmio e no segundo o time de Poços de Caldas FC foi derrotado pelo Guarani do bairro São José por 2x1.
O campeonato
O campeonato terá 10 clubes e começa hoje, sendo seu término previsto para 31 de janeiro de 2021. América TO, Atlético de Três Corações, Aymorés, Betis, Contagem, Passense, Poços de Caldas, Santarritense, Uberaba e União Luziense vão disputar o torneio. Na primeira fase, os clubes foram divididos em duas chaves, com cinco equipes cada. Após turno único, as três melhores de cada grupo avançam para o hexagonal final, que também terá turno único. Os dois melhores times sobem para o Módulo 2.
Primeira rodada
Hoje, às 10h, jogam América TO x União Luziense - Estádio Municipal de Sarzedo, Sarzedo; 15h, Aymorés x Contagem - Estádio Affonso de Carvalho, Ubá e 15h30 , Uberaba x Santarritense - Uberabão, Uberaba. Apenas Poços de Caldas e Atlético de Três Corações jogam no domingo.
Uso do Ronaldão
A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, publicou no Diário Oficial as regras de utilização do estádio Ronaldão pelo Poços de Caldas FC. Segundo o documento, o clube é responsável pelo local durante o período em que estiver sendo utilizado pelo mesmo. Qualquer dano ao patrimônio será de responsabilidade do Poços de Caldas FC. O decreto fala ainda que o clube terá que pagar 5% do valor arrecadado pela utilização do estádio, no entanto, este valor não será cobrado já que por estarmos numa pandemia a presença de torcedores é proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário