quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Poços-caldense integra divisão profissional do Coritiba

Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com 

pvcampos@gmail.com 



Poços de Caldas, MG - João Victor, mais conhecido como João Fonseca, agora integra a divisão profissional de futebol do Coritiba, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.

Fonseca tem passagens pelas bases do Palmeiras e Red Bull Brasil, hoje Bragantino. A ida do jogador, que foi formado nas escolinhas de Poços de Caldas, para o Coritiba foi através do seu empresário Fernando... Ele acompanha a trajetória do jovem atleta há muito tempo e participou de todas as suas fases no futebol.


Curimbaba

João Victor teve passagem pela escolinha Curimbaba quando foi treinado por seu pai Gustavo, o Fuca, além dos tarimbados treinadores Pelezinho e Adauto. Depois que saiu de Poços de Caldas para tentar a sorte no mundo da bola o jogador conseguiu chamar a atenção por onde passou. “Agradeço demais a oportunidade de ter defendido o Red Bull Brasil por seis anos, ganhei muito conhecimento neste time, aprimorei minhas técnicas, disputei competições importantes tanto no Brasil como no exterior e agora quero dar o meu melhor no Coritiba”, disse João Fonseca.


Prêmios

Jogando fora do Brasil com a camisa do Red Bull João Fonseca acabou premiado em vários campeonatos. Ele esteve em torneios no Equador, Estados Unidos, Holanda, França, Áustria, Alemanha, entre outros. Zagueiro, João Fonseca também mostra que sabe fazer gols e sempre se arrisca na área adversária na busca de balançar as redes. Como todo jogador profissional que busca seu espaço, o atleta fala do sonho de chegar na seleção brasileira. “Estou muito feliz em chegar no Coritiba e quero mais. A seleção brasileira é uma meta que tenho e vou lutar para que o dia de vestir a camisa amarelinha chegue. Será uma honra e uma emoção muito grande”, falou. Jogar na Europa é outro objetivo. “Claro que tenho muito chão pela frente, mas defender um clube do velho continente é outra meta que tenho para um futuro próximo”, continuou.


Pai/treinador

Como não poderia deixar de ser, o pai e treinador Gustavo Fuca é todo orgulho ao falar do atleta. “Orgulho por ser pai deste menino que sempre trouxe muitas alegrias em todos os aspectos. Tanto o filho como o jogador de futebol são determinados e sabem o que querem da vida. Ele tem determinação nos treinamentos e vai conseguir realizar todos os objetivos que traçou para sua vida”, disse Fuca, que treinou o filho nas escolinhas da Ponte Preta, juntamente com João Batista Alves, o Pelado, no Sest/Senat e na Sociedade Esportiva Curimbaba. “Quando me filho estava na Curimbaba recebi o convite do Pelezinho para fazer parte da equipe e foi muito bom. Consegui trabalhar direto com o João Fonseca e foram alguns anos de uma parceria de muito sucesso e muitas conquistas. Ver o João crescendo é um orgulho pois sabemos que o mundo do futebol profissional não é fácil, tem um caminho longo, mas ele está conseguindo subir degrau por degrau”, falou Fuca.


Testes

Além dos times citados, Fonseca realizou outros testes em sua caminhada. Antes de ser aceito no Palmeiras ele passou por testes no São Paulo, Atlético Mineiro, Juventude e Santos. Como jogador do Palmeiras acabou emprestado para a Ponte Preta de Campinas para a disputa da categoria sub-17. O time campineiro era comandado por Marcelinho Albino, treinador poços-caldense que é uma referência no futebol de base do Brasil.


Competições pelo Coritiba

João Fonseca jogou pelo Coritiba a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, ambos na categoria sub-23. Ele está treinando no elenco principal e aguarda uma chance para ajudar o time de cima no Campeonato Brasileiro da Série A. “Estou muito satisfeito por onde estou hoje.  Vejo que tenho muito a mostrar, mas com determinação vou chegar longe”, diz Fonseca, que agradece os profissionais que passaram e ajudaram em sua trajetória. “Nomes como Moura, Adauto, Pelezinho, Pelado, Tio Du, Aécio e meu pai Gustavo nunca serão esquecidos, são pessoas que fizeram e fazem muita diferença em minha vida”, finalizou o atleta.

Nenhum comentário: