quinta-feira, 22 de julho de 2021

Após ganhar etapa da Copa do Mundo de parapente, Marcella Uchoa foca no Mundial

Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com 

pvcampos@gmail.com 


Poços de Caldas, MG - Depois de conquistar a etapa da Copa do Mundo de Parapente na Sérvia, a poços-caldense Marcella Uchoa não pensa em descanso e já treina forte para os próximos desafios. Ela se prepara para o Campeonato Brasileiro, algumas competições regionais e para o Campeonato Mundial, na Argentina. A atleta esteve na tarde de ontem na sede da Secretaria Municipal de Esportes, quando foi homenageada pelo secretário Fernando Souza, o Pelezinho. Ela conversou com a reportagem e destacou o grande momento que vive.


Copa do Mundo

Para Marcella, a Copa do Mundo na Sérvia foi um grande aprendizado. “Poder voar num país totalmente diferente do Brasil exigiu alguns desafios. Foi muito importante ganhar a etapa lá. Apesar de já ter sido campeã de uma etapa da Copa do Mundo, desta vez teve um gostinho especial, pois fiquei muito na frente da segunda colocada, que é nada mais nada menos que a atual campeã mundial”, comemora.

A atleta batida pela poços-caldense é a francesa Meryl Delerriere, um dos grandes nomes do parapente no mundo. Na classificação geral da Copa do Mundo, Marcella terminou em 19º, sua melhor colocação em evento PWC. “Foi tudo muito perfeito na Sérvia”, disse.


Seleção

Poços de Caldas está dominando a seleção brasileira de parapente. Com o resultado na Sérvia, Marcella garantiu uma vaga na equipe nacional, que tem outros poços-caldenses. “Em setembro, teremos o Campeonato Brasileiro, que acontece no Baixo Gandu, no Espírito Santo, e em outubro vem o Mundial da Argentina. Será uma equipe praticamente só de atletas daqui, ou seja, os melhores do parapente estão em Poços de Caldas”, destaca ela.


Preparação

Marcella está treinando bastante para as próximas competições. Como o parapente depende muito das condições climáticas, ela conta que quando aparecem condições ideais corre para a pista de Poços de Caldas, na Serra de São Domingos, para realizar seus treinamentos. Ela trabalha como instrutora de voo e acaba usando o período para complementar a preparação. “Estou dividindo meu tempo entre os treinos e as aulas, tenho três alunas. São três mulheres que se interessaram pelo esporte e isso é muito bacana. Já a parte do treino é bem corrida. Como disse, dependemos do tempo e quando vemos que as condições são boas precisamos largar tudo e correr para voar”, falou.


Apoio

Marcela conta que para a disputa do Campeonato Mundial está tentando um projeto com apoio da prefeitura. “Seria importante, e bem-vinda, conseguir esta ajuda, já que não será fácil ir para o Mundial. Está tudo muito caro e nossa moeda está muito desvalorizada. Estou focada neste projeto, correndo atrás para ver se dá tudo certo. Estou ainda tentando alguns patrocínios para ajudar na ida do campeonato. O resto é treinar e treinar muito”, falou Marcela.


O início

Marcella não começou cedo no parapente. Hoje ela já é uma atleta de alto nível, mas o esporte só chegou em sua vida aos 22 anos, idade considerada alta em relação ao início de outras atletas. “Sou formada em biologia, fiz mestrado em biologia marinha e a decisão de praticar o parapente foi só depois da conclusão deste mestrado. Foi aí que comecei a me dedicar exclusivamente ao voo livre e buscar meus sonhos”, conta. Uma das metas da jovem era bater o recorde mundial e ser campeã mundial. “Sabia que estes sonhos se tornariam impossíveis se eu continuasse trabalhando com outra coisa, por isso passei a ter o esporte como foco integral”, disse a atleta. “Não me arrependo da decisão, já que estou fazendo o que mais amo na minha vida e apesar das dificuldades que falei estou muito feliz no esporte e com isso os resultados acabam vindo”, disse Marcella Uchoa, que ressalta que a meta é muita evolução no voo e trazer muitos títulos para Poços de Caldas.


Nível

Apesar do pouco apoio, Marcella comemora o fato de estar no mesmo nível técnico de grandes atletas de outros países. Segundo ela, fora do Brasil os atletas viajam com todas as despesas pagas por seus governos, o apoio financeiro é bem maior que aqui e isso faz diferença. “Estou feliz de ver que estamos competindo no mesmo nível dos melhores pilotos do mundo, mesmo sem ter a estrutura que eles têm. Se um dia a gente conseguir o que eles possuem podemos ser melhores ainda e trazer resultados cada vez mais expressivos”, disse a atleta.

Homenagem

O secretário de Esportes Fernando Souza, Pelezinho, recebeu Marcella e prestou uma homenagem para a campeã. Para ele a importância do feito da atleta é muito grande para o esporte da cidade. “Como secretário de Esportes precisamos olhar para todas as áreas e receber atletas do nível da Marcella aqui na Secretaria é sensacional. A Marcella está no topo e vem representando o Brasil e Poços de Caldas muito bem, uma menina que é um grande exemplo para nós e ficamos muito felizes em recebê-la na Secretaria”, disse Pelezinho. O secretário conta que já realizou algumas reuniões com o pessoal do parapente de Poços de Caldas e tem projetos para levar o esporte para mais pessoas. “Queremos mostrar mais a modalidade para as crianças nas escolas e fazer com que as pessoas possam entender o que é um parapente, um paraglider, o que é esta modalidade e o que ela acrescenta”, disse Pelezinho. Ele ressalta que muitos acham que é um esporte difícil, mas se conhecerem melhor, como fez Marcella, podem conseguir o mesmo sucesso da jovem atleta. “Hoje temos uma campeã mundial, que representa muito bem a modalidade, a nossa cidade e representa as mulheres”, disse Pelezinho.

“Poços de Caldas é um celeiro de talentos, no chão, na água, no ar, isso é muito importante, todos nós ganhamos”, finalizou Pelezinho.

Marcela comentou a fala de Pelezinho e disse que está aberta para conversas sobre novos projetos. “Quando tive o patrocínio da prefeitura, em 2019, minha contrapartida foi realizar palestras nas escolas municipais. O carinho que recebi das crianças, que ficavam encantadas ao verem o parapente, tocá-lo, abrir o equipamento, era muito grande. Elas tinham o brilho no olhar contagiante e foi tudo muito legal, gostei muito e com certeza tenho muita vontade de fazer novamente pois preenche a alma”, finalizou Marcella.

 

Nenhum comentário: