sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ciclistas comemoram melhorias em trecho da ciclovia, mas pedem ampliação

PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Quem passa pela avenida João Pinheiro, em frente ao parque municipal, nota que o local está em obras. Está sendo realizada a troca do piso da ciclovia e da pista de caminhada no trecho com extensão de 550 metros. O trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Obras.

A cidade tem um grande número de ciclistas que utilizam a ciclovia para trabalhar, para o esporte ou lazer e eles gostaram bastante da intervenção. O problema, segundo estes ciclistas, é que o trecho melhorado é muito curto e para eles seria bom se todo o percurso recebesse a mesma atenção. Outra reclamação dos usuários é o fato da ciclovia terminar após o parque municipal e depois o percurso precisa ser feito entre os veículos, causando riscos aos ciclistas, ou nas calçadas, onde o perigo é atropelar algum pedestre. “Muito boa a obra, acredito que vai ficar muito boa a pista neste trecho. Mas fico pensando porque não fazer em toda a ciclovia. A obra ficaria completa”, disse Janete de Paula, que trabalha no shopping e vai de bicicleta ao trabalho. Já para Antônio Donizete de Souza, seria importante se pensar numa ampliação da ciclovia. Ele conta que aos finais de semana sai com os amigos para pedalar por lugares mais longe e sente falta de um local mais seguro. Para ele, poderia ter uma ciclovia seguindo depois do parque municipal ligando o centro com o Bortolan e até mesmo indo rumo ao Marco Divisório. “Este trecho é muito usado pelos ciclistas da cidade que estão acostumados a pedalar em longos percursos. Por que não pensar numa ciclovia para atender este público?”, disse Souza.

Projeto

A reportagem conversou com o secretário de Obras José Benedito Damião. Ele conta que existe um projeto de ampliação da ciclovia, que faz parte do plano diretor que ainda será implantado. “Ampliar o percurso da ciclovia faz parte do plano de mobilidade urbana com extensão por toda a avenida João Pinheiro chegando a toda zona leste e sul da cidade”, disse o secretário. A fala de Damião foi bastante comemorada pelos ciclistas. “Esperamos que esta obra não demore para ser realizada já que é uma reivindicação antiga de todos os ciclistas. Fico feliz de saber pela boca do secretário que existem projetos para esta ampliação”, destacou Souza.

A obra

O novo piso que vai ser confeccionado é o mesmo que foi implantado recentemente em outros trechos, o de cimento polido. Ele possui alta durabilidade e facilita a mobilidade de pedestres e a circulação de bicicletas ao longo da avenida.

Anteriormente, a Secretaria de Obras retirou blocos e canteiros do trecho original e tapou os buracos, até que fosse feito o desassoreamento do ribeirão que corta a avenida. Somente após a finalização deste trabalho, a substituição do pavimento antigo pode ser iniciada.

Segundo o secretário de Obras, a troca do piso deve ser concluída em cerca de 20 dias.  

Por conta da obra, uma faixa da avenida João Pinheiro, no sentido centro-bairro, ao lado ciclovia, está sendo utilizada por pedestres e ciclistas.

Nenhum comentário: