terça-feira, 27 de julho de 2021

Renato Rezende entra hoje na pista para sua terceira Olimpíada

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas vai parar nesta quarta-feira para ver o BMX estrear nas Olimpíadas de Tóquio. Renato Rezende, que nasceu para o esporte na pista do parque municipal, começa a disputa nesta noite no que será sua terceira olimpíada. Renatinho estreou em Londres, depois competiu no Rio de Janeiro, em ambas parou nas quartas de final. “Estou muito empolgado para novamente representar o Brasil. Nos anos anteriores acabei caindo, mas agora quero aproveitar a chance de novamente representar Poços de Caldas e o Brasil”, disse Rezende, que fez uma longa preparação para os jogos. Aos 30 anos, 1,72m, 77kg, Rezende nasceu no Rio de Janeiro, mas isso é um detalhe em sua carteira de identidade. Poços de Caldas é a cidade que escolheu para viver e onde serve de espelho para uma legião de meninos e meninas.

  “Tive muita ajuda no começo, quando era apenas um garoto sonhando em dar umas pedaladas e participar de alguns campeonatos. Não sabia que o BMX ia me levar tão longe e que um dia iria ser o Brasil numa Olimpíada. É muito mais do que eu esperava, agora meu sonho está completamente realizado. Não posso de forma alguma esquecer de agradecer meu pai, Paulão Rezende, que mesmo numa época de muitas dificuldades investiu e m meu sonho e não poupou esforços para que eu pudesse ter uma bicicletinha para poder entrar neste esporte maravilhoso, que hoje faz parte de minha vida”, disse Renato em entrevista ao jornal Mantiqueira.

A história de Renato no esporte todos conhecem. Um dia ele foi até o parque municipal, viu garotos andando na pista. Foi amor à primeira vista e ele pediu para seu pai deixar ele fazer aquilo. “Meu pai abraçou meu sonho e hoje estou na minha terceira olimpíada e muito feliz”, falou Rezende, que destaca o apoio de início de carreira que teve de Elton Ghigiarelli, Luciano Roque e Terezinha Moreno.

Renato se profissionalizou em 2008, com 17 anos de idade. Os primeiros resultados expressivos vieram pouco depois, já em 2010, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Medellín.

Depois, em 2014, Renato ficou com o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, e recentemente foi 4º colocado no Pan de Lima em 2019. O atleta acumula pódios em Pan-Americanos, Torneios Continentais e diversas outras competições.


Os jogos

As classificatórias do BMX começam hoje às 22h, horário de Brasília. As finais acontecem nesta quinta-feira.


Nenhum comentário: