quinta-feira, 29 de julho de 2021

Poços de Caldas participa da 2ª edição dos Jogos Paradesportivos

Poços de Caldas, MG - Entre os dias 8 a 18 de julho aconteceram os II Jogos Paradesportivos de Blumenau Online. Os resultados oficiais desta competição foram divulgados nesta segunda-feira (26) e houve participação de atletas paralímpicos de Poços de Caldas, com representantes dos projetos Tô no Jogo, Superar Limites e Desafiando Limites (Clube Paralímpico Cidep e das Instituições AADV E Adefip).

Foram cerca de 600 paratletas de 56 clubes, inscritos em 13 modalidades e de todas as regiões do Brasil, além de clubes e atletas da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Poços de Caldas conseguiu ótimos resultados e terminou em terceiro lugar geral na bocha paralímpica, além de resultados expressivos em modalidades individuais, como para-atletismo, para-natação e goalball.

A competição disputada à distância em função da pandemia do novo coronavírus contou também com a participação de três paratletas que irão estar presente nas Paralimpíadas de Tóquio, que inicia em 24 de agosto.

A competição

A 2ª edição dos Jogos Paradesportivos de Blumenau foi 100% online. Os participantes foram divididos em 13 modalidades: para-atletismo, para-natação, para-ciclismo, para-remo, basquetebol sobre cadeira de rodas, handebol sobre cadeira de rodas, bocha raffa, bocha paralímpica, equitação adaptada, futsal D.A., goaball, tênis de mesa paralímpico e xadrez.

Nesta edição as novidades foram a criação de três categorias de idade, com o intuito de ampliar a participação dos jogos: A, para nascidos de 2007 a 2009; B, para nascidos de 2004 a 2006; e Geral, para os atletas nascidos até 2003. Além disso, foram feitas algumas alterações em modalidades e a inclusão do challenge da bocha paralímpica, que consiste no envio de um vídeo com uma jogada espetacular.

Modo de disputa

Os resultados foram comprovados por meio de vídeos e uma planilha de Excel disponibilizada no Drive dos Jogos Paradesportivos, contando sempre com a ética de cada atleta e clube na informação dos dados obtidos.  

Depoimentos

“Participar destes jogos foi muito importante para mim. O esporte me trouxe mais mobilidade, me tirou de casa e me deu muito mais confiança. O esporte mudou minha vida e a de minha família, que sempre me deu muito apoio e incentivo, que me fez lutar por alguma coisa. Participar destes jogos de Blumenau foi maravilhoso e fiquei muito feliz com os resultados conquistados. Foi como se eu tivesse voltado no tempo e revivido meus tempos de jovem em Botelhos. Não tenho palavras para dizer o quanto o esporte me fez bem”. Valmir Avelino, atletismo.

“Gosto muito de praticar esporte, amo o goalball e quero seguir carreira neste esporte. Foi muito bom participar dos jogos de Blumenau, representar Poços de Caldas, Minas Gerais e ficar em primeiro lugar foi emocionante”. Luís Guilherme Oliveira, goalball

“A participação nos Jogos Paralímpicos de Blumenau foi muito importante para nossos alunos/atletas. Eles estavam há mais de um ano sem nenhuma competição e estes jogos online serviram como incentivo para que estes garotos pudessem dar continuidade nos treinos. Os campeonatos fazem parte da rotina deles e este evento veio para trazer um novo entusiasmo para nossos alunos. Uma iniciativa muito importante para estes tempos”. Professor Leonardo Rodrigues de Souza

“Participar desta competição foi muito importante para o esporte de um modo geral. O esporte paralímpico representa a inclusão, a aproximação do atleta com ele mesmo. É onde o atleta abraça o mundo e onde o mundo o enxerga como um ser humano. É no esporte que a deficiência some e isso é muito bacana. Para mim foi isso, nunca me imaginei praticando esporte, nasci na década de 90 e naquela época, na maioria das vezes, a pessoa com deficiência era segregada na educação física, não participava de nada. Hoje, participar de uma competição esportiva é algo antes impensável e muito importante para nós, deficientes. Os jogos de Blumenau foram sensacionais e para mim algo muito significante. Nunca participei de nada, nunca achei que eu seria bom em alguma coisa no esporte real, no esporte competitivo como a bocha paralímpica. Por ser minha primeira participação achei muito legal e agora tenho expectativa de continuar participando e de sempre conquistar algo e ganhar algo”. André Marinho, bocha

“A importância de ter participado do 2º Jogos Paradesportivos da cidade de Blumenau foi grande. Esta competição veio linkar o trabalho que estamos realizando em Poços de Caldas com nossos atletas e alunos das instituições e do Cidep. Esta competição foi importante porque deu um entusiasmo para eles treinarem mais, deu oportunidade de competirem em período de pandemia e isso fez grande diferença para eles. Os resultados não eram nosso objetivo final, mas mesmo assim todos se saíram muito bem, com resultados muito positivos, como, por exemplo, a bocha paralímpica, que ficou em terceiro lugar geral. Na natação a atleta Isabel Maimone foi campeã na classe e segundo em uma das provas realizadas. Tudo muito gratificante para a gente como professor e treinador. Podemos oferecer para estes alunos e atletas uma competição diferente que vai dar estímulo para eles continuarem treinando e buscarem melhorar e se posicionarem perante a deficiência”. Professor Bruno Santos Pereira

“O esporte paralímpico é muito importante para mim, já que entrou em minha vida para transformá-la e mudar minha visão tanto para com o mundo quanto comigo mesma. O esporte me trouxe determinação, uma forma enorme que não imaginava que eu tinha. O esporte me fez descobrir muitas coisas, me fez superar desafios, me fez crescer muito, física e psicologicamente e hoje tenho certeza de que sou uma pessoa muito melhor, muito mais madura por conta do esporte paralímpico. Ele foi essencial na minha vida para que eu pudesse me adaptar ao mundo, para que eu pudesse acreditar mais em mim, para fazer com que eu hoje agradecesse por ser exatamente como sou. Sobre a participação nos Jogos de Blumenau foi muito legal, pela primeira vez participei de uma competição online e isso foi muito diferente e uma experiência que gostei muito de estar vivendo. Foi tudo muito rápido, mas com todos os imprevistos que foram colocados ainda tive uma participação muito boa, ainda fiquei feliz com meus resultados e sei que ainda tenho muita coisa que melhorar, vou buscar isso, continuar treinando para nos próximos anos ir batendo meus tempos, seguir melhorando e subindo de posições”. Isabel Ferreira Maimone, natação

“A participação da nossa cidade nos Jogos de Blumenau teve uma importância muito grande, principalmente pelo momento de pandemia que estamos vivendo. Foi a oportunidade para esses meninos, que já fazem um trabalho remoto em casa, de participarem de uma competição tão importante. Tivemos os alunos com bons resultados e com a chance de mostrarem todo o potencial que possuem por conta do trabalho que estamos fazendo aqui em Poços de Caldas. Desde o início da pandemia estamos fazendo um trabalho mental e físico com eles, mesmo que remotamente. Eles ficaram em casa sim, mas nunca parados e fizemos um trabalho extraordinário. Agora estamos retomando as atividades presenciais, mas os trabalhos realizados em casa foram muito positivos e todos estão de parabéns. Eraldo Sandi, professor

“Neste tempo de pandemia precisamos nos adaptar a uma nova realidade e adequar os atendimentos e treinamentos de uma forma remota. Não podia parar. Deste modo, fizemos um trabalho sistematizado, organizado em consonância com toda a equipe multidisciplinar e realizamos um trabalho que inicialmente foi com vídeos, onde foram passados para eles alguns exercícios e eles me retornavam com os resultados. Depois passamos a realizar este serviço por meio de videochamada até que, aos poucos, os atletas foram retornando na medida do possível. Foram avaliados caso a caso, sempre respeitando a individualidade de cada um. Agora já retornamos com as atividades presenciais e fico feliz em ver os grandes resultados que estes meninos conseguiram neste desafio. Esta competição de Blumenau foi algo que veio para coroar todo este trabalho que a gente vem fazendo ao longo do ano e uma forma de incentivar os meninos, manter o espírito competitivo. Os meninos ficaram muito empolgados, felizes pela oportunidade. Foi visível ver o quando foi importante eles participarem, o resultado foi importante, satisfatório em todas as modalidades. Agora é continuar o trabalho e tenho certeza que quando as competições presenciais retornarem eles estarão prontos”. Alan, fisioterapeuta 

Nenhum comentário: