sexta-feira, 2 de julho de 2021

Zona oeste abraça a seleção brasileira de cricket e seu sonho olímpico

 Poços de Caldas, MG - A seleção brasileira feminina de cricket é quase toda de Poços de Caldas. O time comandado por Matt Featherstone sonha com os Jogos Olímpicos de 2028 e treinar junto por longos períodos é o grande segredo da equipe. E nada como um Centro de Treinamento de qualidade para deixar esta preparação ainda melhor. Desde o início de 2020, a seleção brasileira conta com este espaço localizado no Jardim Country Club, na zona oeste. A comunidade abraçou a equipe desde a implantação do Centro de Treinamento, que é palco dos treinos da equipe e também a sede administrativa do cricket Poços. “Tínhamos uma verba destinada às viagens durante as competições e como estas viagens não aconteceram investimos este dinheiro nas melhorias para nossa sede. Sempre destaco as conquistas do cricket, que a cada ano cresce mais dentro de Poços de Caldas, e nossos planos é expandir além de nossas fronteiras”, disse Matt. O treinador conta que vem recebendo elogios da vizinhança, que além de acompanhar os treinos de uma equipe de ponta, ainda agradece por tornar a comunidade ainda melhor. “Eles conversam conosco e falam que com a nossa vinda para este local alguns frequentadores que antes eram indesejados não aparecem mais”, disse Matt.


Olimpíadas

Segundo Matt, os treinos visam às Olimpíadas de 2028. “Este Centro de Treinamento foi construído com este objetivo. Claro que meninas vão entrar e sair da equipe, mas temos uma base muito forte e que nos faz sonhar com estes jogos. Será um local para ser aproveitado por Poços de Caldas, mas para preparar a seleção. Este centro será o cartão postal do nosso cricket. Estamos investindo muito nisso pois o sucesso traz recursos, os recursos trazem mais projetos e os projetos formam mais jogadores”, falou Matt.


A equipe

A equipe brasileira feminina de cricket, com 15 atletas, vai disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo, em novembro, provavelmente em Miami (USA). E o que chama a atenção é que 10 dessas atletas, com idade entre 16 e 23 anos, são poços-caldenses, e 9 delas conheceram o esporte por meio do projeto de Lei de Incentivo Municipal ao Esporte. “Poços de Caldas, se tudo der certo, vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Cricket. Além das 10 meninas, temos dois rapazes na seleção masculina”, explicou Matthew Featherstone, coordenador do projeto em Poços, presidente do Cricket Brasil e representante do Comitê Internacional de Cricket .

O projeto na cidade tem 5 mil crianças e adolescentes inscritos, entre 7 e 18 anos. As aulas serão retomadas aos poucos e a expectativa é aumentar mais 2 mil vagas para os jovens de Poços de Caldas. “Para nós é um grande orgulho nossa cidade ser considerada a capital brasileira do cricket. Um esporte que veio da Inglaterra e conquistou milhares de crianças e adolescentes na cidade”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo. O papel social do esporte foi salientado pelo vice-prefeito Júlio César Freitas. “Mais do que a prática, temos que reconhecer o impacto social que o esporte apresenta. A modalidade consegue atrair e conquistar crianças que poderiam estar tomando caminhos ruins. É uma referência para nossa cidade”.

Nenhum comentário: