Poços de Caldas, MG - O vice-prefeito Júlio César de Freitas e o secretário de Esportes Fernando Souza, Pelezinho, assinaram ontem a carta de intenção que coloca Poços de Caldas como uma das candidatas a sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 em 4 de dezembro.
O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva de crianças com e sem deficiência.
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes, sendo uma em Poços de Caldas, e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de covid-19.
A reunião no gabinete do vice-prefeito também contou com a presença do vereador Wellington Guimarães, Marcela Carvalho, da Secretaria de Esportes, além dos representantes Cidep - Centro integrado de desenvolvimento do Esporte Paralímpico, Eraldo Sandi, Bruno Santos Pereira e Leonardo Souza.
O evento
O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 é realizado simultaneamente com diversas cidades do Brasil. Além das modalidades esportivas, ele conta com apresentação de dança, entre outros atrativos. O Festival é destinado a crianças com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. As modalidades em disputa são vôlei sentado, bocha e goalball e esta diversificação contempla os portadores de deficiências intelectual, visual e física.
“Esta carta de intenção é de suma importância para que Poços de Caldas possa ser novamente um núcleo do Festival Paralímpico. Trata-se de um evento do Comitê Paralímpico Brasileiro e Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico”, destacou Sandi. O dia deste evento é festivo para o esporte paralímpico, sendo este esporte a grande estrela. “Um dia muito festivo, um suporte muito bacana e teremos um apoio da Faculdade Pitágoras com seus acadêmicos na educação física. Já tivemos este evento em Poços em 2019 e estamos na expectativa de que ele volte “, falou Sandi.
Para o vice-prefeito é muito importante a realização do evento no município. Ele destaca a garra dos atletas paralímpicos e colocou a cidade à disposição para mais atividades deste porte. Ele acredita que Poços pode sediar um evento nacional em 2022. “Da nossa parte queremos incentivar o máximo possível o esporte paralímpico, promover competições na cidade. O trabalho realizado em Poços do esporte paralímpico é fantástico e extrapola as linhas do campo, da quadra e tenho certeza que a comunidade de uma forma geral vai ganhar muito com este evento”, disse Júlio.
Para o secretário de Esportes, se a cidade for escolhida para sediar o evento a Secretaria vai dar todo o suporte. “Temos o esporte paralímpico em Poços de Caldas como uma referência nacional. O trabalho feito aqui deixa claro que não existem diferenças e sim uma socialização. Tenho um filho especial e sei o quanto é importante estar junto, mostrando as dificuldades, ajudando nas realizações de todas as funções e a prática esportiva é fundamental para eles se sentirem importantes na sociedade e próximos das pessoas”, falou Pelezinho.
Outro incentivador do esporte que esteve presente na reunião foi o vereador Wellington Guimarães, o Paulista. “Acho muito importante a valorização do esporte paralímpico como um todo e fico feliz em participar desta reunião representando o Legislativo. Foi uma reunião muito produtiva e temos tudo para trazer mais este grande evento para a cidade”.
Grande evento
O prefeito Sérgio Azevedo participou do início da reunião e pediu para ser elaborada uma grande competição nacional em 2022. Segundo ele, este evento faria parte das comemorações “Poços de Caldas 150 anos” e seria usada a estrutura do Centro Educacional Municipal João Monteiro, que vai passar por uma grande reformulação para se tornar um centro esportivo da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário