Poços de Caldas, MG - A búlgara Yordanka Zarkova está em Poços de Caldas ministrando um curso para as meninas da equipe Volare de Ginástica Rítmica. O curso visa aperfeiçoar as práticas de manejos de aparelhos e se encerra nesta quinta-feira. O objetivo é que as meninas possam aperfeiçoar as técnicas da modalidade, para que tragam melhores resultados ao município. O projeto conta com apoio da Unimed e da Secretaria Municipal de Esportes.
Para Isabella Fernanda Gouvêa, coordenadora do projeto Volare e vice-presidente da Associação Grassa, a vinda de Yordanka vai ajudar bastante as meninas do projeto durante as competições. Na tarde de ontem, a equipe recebeu a visita do vice-prefeito Júlio César Freitas, do secretário de Esportes Pelezinho e do vereador Paulista. Isabella conta que a presença da búlgara em Poços foi possível graças ao apoio da prefeitura, da Secretaria de Esportes e de Paulista, além da Grassa - Associação de Pais, fundada para promover ações e para apoiar a modalidade.
Isabella conta que foi realizado um evento em prol da ginástica para ajudar na vinda da treinadora da Bulgária.
O projeto conta com 16 meninas da equipe de competição, com pré-treinamento e treinamento. Já a escolinha de base tem 40 meninas. Devido à pandemia, as competições são realizadas de forma online. No último mês a equipe participou dos primeiros campeonatos do ano e conseguiram ótimos resultados. Durante a visita das autoridades foram entregues as medalhas para as atletas. As aulas do projeto acontecem todas as terças, quintas e sextas-feiras.
A professora
A reportagem conversou com a treinadora Yordanka Zarkova. Ela conta que adorou estar em Poços de Caldas e que o clima frio nestes últimos dias a fez lembrar de sua terra natal. Ela destacou ainda o talento das alunas do projeto e acredita que existe bastante potencial na equipe de Poços de Caldas. “Estou tendo em Poços de Caldas uma experiência maravilhosa. Uma equipe muito jovem e com muito potencial e crianças de bastante talento, cada uma com suas individualidades e com potencial muito grande”, falou ela. A treinadora mora no Brasil há 16 anos e começou como atleta aos quatro anos. Aos 16 anos ela já se tornou treinadora, numa vida inteira dedicada à ginástica. “O processo pedagógico sobre os aparelhos é extremamente difícil e posso dizer que não é todo mundo que sabe explicar. É como tudo na vida, se você pegar a base correta vai conseguir vencer, caso contrário vai ser muito difícil aprender as técnicas”, destacou.
Ligada ao seu país, a treinadora está ansiosa para o início dos Jogos Olímpicos. Como não poderia ser diferente ela acredita que a Bulgária entra com certo favoritismo. “Pelo menos esta é minha torcida e estou torcendo muito pelas meninas de meu país”, finalizou Yordanka.
Autoridades
O vice-prefeito Júlio César Freitas destacou a importância da visita da treinadora a Poços de Caldas. “Muito importante esta visita para a cidade, para as meninas, para as profissionais. Ter acesso a uma profissional de nível internacional agrega muito na vida destas meninas”, destacou Júlio. Paulista, um dos incentivadores do esporte, salientou a importância do projeto e do conhecimento com a vida da treinadora. “Uma grande iniciativa da Volare com o apoio da Secretaria de Esportes. Como vereador e apaixonado pelo esporte que sou, entendo que precisamos apoiar cada vez mais e a vinda da treinadora búlgara vai agregar muito na vida destas meninas”, disse Paulista. Já o secretário Pelezinho salientou a força da ginástica rítmica de Poços de Caldas. “Temos meninas de muito potencial e a vinda da treinadora vai acrescentar muito numa equipe que já é muito diferenciada. Cabe a nós estar juntos e apoiar todo o trabalho. Quero finalizar parabenizando as professoras de Poços de Caldas, Isabella e Marcela, pelo maravilhoso trabalho que fazem, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas”, disse Pelezinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário