sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Desafiando Limites no Paradesportivo, apoiado pela Unimed Poços, mantém atividades de forma virtual

desde que foi iniciado, em 2011, o projeto Desafiando Limites no Paradesportivo nunca tinha vivido um momento de tantos desafios. Apoiado pela Unimed Poços desde a primeira edição, há nove anos, os seus professores foram  surpreendidos pela pandemia e, de um dia para outro, tiveram que se adaptar. E o fizeram de uma forma brilhante. Pioneiros em transformar os treinamentos presenciais em virtuais, Eraldo Sandi dos Santos, coordenador do projeto, e Bruno Santos Pereira, professor, estão conseguindo ótimos resultados, ajudando os alunos a manterem a forma física, o foco no esporte e, principalmente, o vínculo com a equipe. “Com o lema ‘Fique em casa sim, mas parado não’, estamos trabalhando remotamente com os nossos alunos, possibilitando que desenvolvam as atividades em suas casas, utilizando espaços e materiais adaptados”, conta Bruno.

Segundo Eraldo, o objetivo maior é fazer com que os alunos melhorem a técnica, pois a parte física é mais fácil de ser recuperada. “Mantivemos o cronograma e a periodicidade dos treinamentos estabelecidos antes da pandemia para cada um dos esportes desenvolvidos: Futebol de 7, Natação, Atletismo, Bocha Paralímpica e Tênis de Mesa”, explica o coordenador. “Isso só se tornou possível com a continuidade do patrocínio da Unimed Poços que, desde o início das nossas atividades, tem sido uma grande parceira e nos ajudado a conquistar os excelentes resultados no paradesportivo”,

A aceitação dos alunos está sendo excelente. “As aulas virtuais são muito boas, pois mesmo com a pandemia, continuo focado e mantendo a rotina de treinos, o meu peso e o físico preparado para competições”, contou Otávio Miguel Ferreira, aluno do Futebol de 7.

Para Isabel Ferreira, atleta da Natação, os exercícios são de grande importância para que os alunos mantenham o corpo em atividade e a mente focada no esporte e nos seus objetivos. “Isso é essencial para que possamos voltar bem daqui um tempo”, observa.

A mesma opinião é compartilhada por Mônica Xavier e Valmir Avelino, ambos do Atletismo. Monica diz que “os exercícios têm ajudado a não ficar parada em casa e a se preparar para quando tudo voltar ao normal, e Valmir lembra que, “nesse tempo de pandemia, o acompanhamento dos professores é essencial”.


Unimed Poços apoia oito projetos

Além do Desafiando Limites no Paradesportivo, a Unimed Poços apoia mais sete projetos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte. Na área cultural são apoiados o Música e Criança Feliz – Um Projeto de Vida - e Bateu Tremeu: na Batida Cultural do Criança Feliz, que, juntos, atendem diretamente 300 crianças e adolescentes da Associação Criança Feliz; na área esportiva, são apoiados seis projetos: Vôlei: Gerando o Futuro, direcionado a crianças e adolescentes de 11 a 14 anos; Vôlei: Fábrica de Talentos, para adolescentes de 14 a 17 anos; Brincar Jogando, para crianças e adolescentes de  a 18 anos, moradores do Marco Divisório; Bola para vencer, que atende cerca de 100 crianças e adolescentes, e o Volare, de Ginástica Rítmica Desportiva, direcionada a meninas de 4 a 18 anos.

Nenhum comentário: