terça-feira, 2 de abril de 2024

HOMENAGEM ESPECIAL

 No último dia 30 de março, completaram-se seis anos desde o falecimento do empresário e dirigente de futebol, Laércio Otávio Martins. Em 2018, a cidade foi surpreendida pela perda de uma de suas personalidades mais marcantes. Homem forte, líder e apaixonado pela Caldense, Laércio deixou um legado inestimável que permanecerá vivo na memória de todos nós.

O amor de Laércio pela Caldense era visceral, enraizado na história de sua família. Seu pai, Geraldo Martins Costa, também foi presidente do clube e teve papel fundamental na construção do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, um marco que Laércio sempre fez questão de lembrar. Ao longo de duas décadas à frente da Caldense, Laércio se estabeleceu como um dos presidentes mais emblemáticos e duradouros da história do clube.

Além das conquistas nos campos de futebol, Laércio deixou um legado marcante no aspecto social. Sob sua gestão, o clube passou por significativas modernizações, como a inauguração da piscina aquecida, da biblioteca e a construção de quadras esportivas. A academia do clube, erguida em 2009, permanece como uma das maiores do interior de Minas Gerais, demonstrando o compromisso de Laércio com o desenvolvimento esportivo e social da comunidade.

No futsal, Laércio teve participação ativa na formação do time da GM Costa, que alcançou projeção nacional e levou o nome de Poços de Caldas a diferentes horizontes. O legado desse time, que contava com a presença de Luiz Martins, irmão de Laércio, como apoiador e jogador, ainda é lembrado com carinho na cidade.

Um dos grandes feitos de Laércio à frente da Caldense foi a construção do Centro de Treinamentos Ninho dos Periquitos, nomeado em homenagem a seu pai. Este espaço, inaugurado em 1996, sempre foi motivo de orgulho para Laércio, que o via como uma das joias do clube. Hoje, o CT continua sendo uma referência para a Caldense, oferecendo estrutura de alto nível para o treinamento dos atletas.

Laércio Martins esteve presente em duas das principais conquistas da Caldense no futebol profissional. Em 2002, como presidente, viu a Veterana sagrar-se campeã mineira, deixando o Ipatinga para trás. No mesmo ano, a equipe alcançou o vice-campeonato do Super Campeonato Mineiro. Outra grande conquista veio em 2015, quando a Caldense foi vice-campeã estadual, em uma campanha que muitos consideram digna de título.

O legado de Laércio Martins vai além das conquistas em campo. Ele representou o amor incondicional pela Caldense, o compromisso com o desenvolvimento social e esportivo da comunidade, e a busca incessante pela excelência. Seu nome permanecerá gravado na história do clube e na memória dos cidadãos de Poços de Caldas como um verdadeiro ícone do futebol e do compromisso comunitário. 

 

Nenhum comentário: