quinta-feira, 11 de abril de 2024

Troféu Ademar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo: Rafaela Cristine Maciel de Sousa é tricampeã no Arremesso do Peso

Poços de Caldas, MG - No cenário do atletismo nacional, um nome brilhou durante o Troféu Ademar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo: Rafaela Cristine Maciel de Sousa. Representando o Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, a estudante/atleta conquistou o título de tricampeã na prova do arremesso do peso feminino, com uma marca impressionante de 16,11 metros.

Este feito não é apenas uma conquista isolada, mas sim a continuação de um legado de sucesso. Rafaela já havia conquistado o título nos anos de 2022 e 2023, tornando-se agora tricampeã consecutiva da competição. Sua dedicação e habilidade demonstradas ao longo desses anos consolidam seu lugar de destaque no cenário esportivo brasileiro.

Apesar dos desafios enfrentados, como as altas temperaturas registradas durante o dia da competição, Rafaela não se deixou abater. Com uma estratégia bem planejada e uma performance excepcional, ela superou todas as adversidades para alcançar a vitória. Em uma disputa acirrada, Rafaela mostrou sua determinação ao conseguir a marca de 16,11 metros na quarta tentativa, garantindo assim o primeiro lugar e o título de campeã da prova.

O sucesso de Rafaela Cristine Maciel de Sousa também é fruto do apoio e do trabalho conjunto de diversas entidades. O Projeto Atletismo Poços de Caldas, realizado pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conta com o incentivo da Unimed Poços, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09. Além disso, o projeto é reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo.

“Em nome da Rafaela e de toda a equipe, expressamos nossa gratidão à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Poços de Caldas, à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, à Unimed Poços e à Confederação Brasileira de Atletismo pelo apoio e suporte indispensáveis durante esta competição. Juntos, continuaremos trabalhando para alcançar novos patamares e inspirar o crescimento do esporte em nossa comunidade”, destacou o professor Sidnei Carlos de Parólis. 

Celebrando o Legado do Esporte

 A competição contou com a participação de 870 atletas federados e 125 universitários, é considerada uma das principais do calendário nacional para a categoria adulta

O evento, classificado como Categoria “E” pela World Athletics, marcou o início das competições de pista na temporada de 2024, oferecendo aos participantes a oportunidade de adquirir pontos no ranking mundial. Mais do que uma simples competição esportiva, o Troféu Ademar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo é uma homenagem ao lendário bicampeão olímpico do salto triplo, Ademar Ferreira da Silva.

Ademar Ferreira da Silva, natural de Helsing, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956, deixando um legado imensurável no mundo do atletismo brasileiro e mundial. Recordista mundial do salto triplo por cinco vezes e o primeiro atleta a superar a marca dos 16 metros nessa prova, Ademar foi também tricampeão dos Jogos Pan-americanos, em Buenos Aires (1951), Cidade do México (1955) e Chicago (1959).

Além de suas conquistas esportivas, Ademar Ferreira da Silva destacou-se como exemplo de cidadania e dedicação. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo, tornando-se o único brasileiro a representar o país neste seleto grupo. Sua trajetória inspiradora não se limitou às pistas: além de atuar como atleta, Ademar dedicou-se aos estudos, cursando faculdades de escultura, educação física, direito e relações públicas, e explorou sua veia artística também como ator de teatro.


Nenhum comentário: