sexta-feira, 5 de abril de 2024

Projeto Atletismo Poços de Caldas: revelando talentos e transformando vidas

 Poços de Caldas, MG - Há anos, o Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” vem desempenhando um papel crucial na descoberta e no desenvolvimento de jovens talentos esportivos em nossa cidade. Através de visitas a escolas, PMJs e diversos projetos locais, o programa tem como objetivo alcançar o maior número possível de estudantes, proporcionando-lhes a oportunidade de se envolverem na prática do atletismo.

Após essa fase inicial de prospecção, as crianças que demonstram talento específico para o atletismo são encaminhadas para os Centros Municipais de Iniciação, onde recebem acompanhamento e suporte especializados. O projeto também se dedica a apoiar e promover competições de pista em nossa cidade e região, proporcionando aos jovens atletas uma plataforma para demonstrar seu potencial.

Ao longo dos anos, o projeto tem feito a diferença na vida de muitos estudantes e atletas da região. Atualmente, está orientando três talentos promissores: Júlio Cesar, Gabriel e o atleta paraolímpico Carlos Caveanha.

Júlio Cesar, natural de Poços de Caldas, mas residente em Muzambinho, é um exemplo inspirador do sucesso alcançado através do projeto. Após o contato do professor Antônio Sérgio do Instituto Federal IF do Sul de Minas – Campus Muzambinho, o projeto passou a auxiliar Júlio em suas corridas de fundo. Desde então, Júlio tem demonstrado uma evolução impressionante, conquistando diversos títulos e reconhecimentos, como o de campeão em diversas corridas locais e regionais, além de participações em competições estaduais e nacionais.

Atualmente, a rotina diária de Júlio envolve trabalho, estudo, treino e até mesmo a entrega de panfletos para contribuir com a renda familiar. Sua determinação e dedicação são um exemplo para todos os jovens atletas que sonham em alcançar o sucesso no mundo do atletismo.

Gabriel Oliveira, nascido em Poços de Caldas e atualmente residente em Botelhos, teve seu talento descoberto de forma inusitada por sua professora de educação física, enquanto ensinava salto em altura em um colchão improvisado para seus alunos. Desde então, Gabriel faz parte do projeto há cerca de 3 anos, conciliando estudos e treinamentos em atletismo em Poços de Caldas, enquanto reside em Botelhos. Sua participação em competições locais, torneios e festivais de atletismo da Federação Mineira de Atletismo tem sido marcada por destaques nas provas de saltos e velocidade, demonstrando um potencial promissor para o futuro.

Por outro lado, Carlos Cavelanha é um atleta paraolímpico da prova do arremesso do peso (classe F34), destinada a pessoas com paralisia cerebral. Natural de São José do Rio Pardo, Carlos mudou-se para Poços de Caldas em busca de orientação e suporte para seus treinamentos. Através do projeto, ele encontrou não apenas orientação, mas também uma comunidade de apoio que o ajudou a se preparar para suas competições. Com uma marca anterior de 9,48 metros, Carlos surpreendeu a todos ao obter 9,97 metros em uma competição nacional, conquistando o terceiro lugar na prova. Sua determinação e superação são inspiradoras não apenas para os membros do projeto, mas para toda a comunidade.

“Carlos nos procurou no final do ano de 2023, indicado pelo seu nutricionista Leonardo (ex. aluno do professor Valverde) para participar do nosso projeto. Ele estava precisando de orientação para continuar os treinamentos para a prova do arremesso do peso (classe F34).  Este ano participou na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo entre os dias 16 e 17 de março na cidade de São Paulo, que teve a organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Esta foi a primeira competição de Carlos este ano e a primeira competição também sobre a orientação do nosso projeto”, destacou o professor Sidnei Carlos de Parólis. 

O Projeto Atletismo Poços de Caldas é uma iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com o incentivo da Unimed Poços conforme a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09. Reconhecido como um dos Centros Nacionais de Formação em Atletismo pela Confederação Brasileira de Atletismo, o projeto continua a ser um exemplo de excelência e inclusão no cenário esportivo brasileiro.

Nenhum comentário: