sexta-feira, 5 de abril de 2024

Projeto Cultivando Sementes: unindo teoria e prática para uma alimentação saudável

Poços de Caldas, MG - A professora Sara Campos Ferreira  está à frente de um projeto inovador que visa promover uma alimentação mais adequada e saudável entre as crianças da região. Batizado de Cultivando Sementes, o projeto surge da necessidade observada pela própria Sara, que percebeu a falta de uma nutrição mais funcional na rotina dos alunos. O Mantiqueira acompanhou os trabalho realizado no PMJ Santa Maria.

Unindo o útil ao agradável, o Cultivando Sementes propõe uma abordagem que combina teoria e prática. A iniciativa se baseia na plantação de mudas e sementes em pequenos espaços, seja em casa ou em instituições como escolas. Essa prática não só incentiva uma alimentação mais saudável, mas também ensina sobre a importância da sustentabilidade e do cultivo orgânico.

A professora Sara destaca que além da parte prática, o projeto também inclui uma componente teórica, utilizando recursos lúdicos para envolver as crianças e tornar o aprendizado mais atrativo. Livrinhos com histórias e artigos educativos são adaptados de acordo com a faixa etária dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre a importância de uma alimentação adequada.

“Essa abordagem integrada entre teoria e prática permite que as crianças não apenas aprendam sobre os benefícios de uma alimentação saudável, mas também desenvolvam habilidades práticas, como o cultivo de alimentos. Ao se envolverem ativamente no processo, os alunos se tornam mais conscientes sobre suas escolhas alimentares e são incentivados a adotar hábitos mais saudáveis desde cedo”, disse a professora.

O Projeto Cultivando Sementes representa uma iniciativa inovadora e eficaz para enfrentar os desafios relacionados à nutrição infantil, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças de Poços de Caldas, tendo uma abordagem educativa e participativa que visa cultivar não apenas alimentos, mas também hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis para toda a comunidade.

Nenhum comentário: