terça-feira, 9 de abril de 2024

Capoeira: patrimônio cultural celebrado em Poços de Caldas

 Poços de Caldas, MG - No ano de 2008, a Capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Posteriormente, em 2014, recebeu mais uma honraria ao ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pelo mesmo órgão. Esses títulos reforçam a importância da preservação e disseminação dessa arte para todas as pessoas.

Diante desse cenário, o Centro de Ensino Educação e Pesquisa Capoeira, uma instituição dedicada à preservação das tradições e do esporte, promove diversas atividades ligadas à Capoeira na cidade de Poços de Caldas. Nos dois últimos finais de semana, a escola organizou duas rodas de Capoeira, com a participação do Mestre Vagner de Carvalho, dos professores Brandon Luis Mendes, Reginaldo Alves do Nascimento, Fabio de Paula Ramos e do monitor Iuri Julierme de Melo Ferreira Penna.

A primeira roda ocorreu na Praça Pedro Sanches, no dia 30 de março, com o objetivo principal de agradecer à população pelo apoio à instituição na competição dos Melhores de Poços. Além disso, foi uma oportunidade para homenagear o Grã Mestre Djamir Pinatti por sua trajetória na arte da Capoeira, incluindo sua recente conquista como campeão do Oscar da Capoeira 2024, como Mestre mais antigo. Também foi uma ocasião para celebrar a Páscoa junto com os alunos do C.E.E.P.C. A apresentação, que durou cerca de duas horas, proporcionou diversão para todos os participantes, incluindo inúmeros turistas, que puderam participar das atividades e ao final receberam uma caixa de chocolate para comemorar a data.

Já a segunda roda, realizada no Parque Municipal Antônio Carlos Molinari, teve como objetivo a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física. Além da roda tradicional, o Mestre Vagner ministrou um alongamento aberto ao público pelo projeto Poços Ativa, destacando a importância da prática esportiva para a saúde física e mental. Durante mais de uma hora, todos os presentes, incluindo alunos, responsáveis e turistas de todas as idades, puderam participar da roda e aproveitar os benefícios da Capoeira para a comunidade.

Esses eventos evidenciam como a prática da Capoeira é essencial para todos, assim como as propostas executadas pelo Centro de Ensino, que promovem não apenas benefícios físicos, mas também convívio social, cidadania, respeito e educação para todos os participantes.

Nenhum comentário: