quarta-feira, 3 de abril de 2024

Poços de Caldas se Destaca no Esporte Paralímpico e pelo sexto ano Sedia Festival Paralímpico

 Poços de Caldas foi selecionada pelo sexto ano consecutivo para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024, reafirmando sua posição de liderança no esporte paralímpico no sul de Minas. Este evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), através da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, que visa promover a experimentação esportiva de maneira lúdica para crianças com e sem deficiência.

Este ano, o festival está programado para ocorrer em duas etapas significativas: a primeira no dia 21 de setembro, véspera do Dia Nacional do Atleta Paralímpico, e a segunda em 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Com a seleção de 121 núcleos em todas as 27 unidades federativas do Brasil, o evento promete alcançar um amplo espectro de participantes.

Dentre os núcleos escolhidos, 39 são Centros de Referência, parte de um projeto estratégico iniciado pelo CPB em 2017 e revisado em 2021, que busca maximizar o uso de espaços esportivos em todo o país para o desenvolvimento de modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

O festival, que começou em 2018, viu um crescimento exponencial em participação e alcance. Após o cancelamento da edição de 2020 devido à pandemia da Covid-19, o evento retomou com força total em 2021, reunindo 8.000 crianças. Em 2022, esse número cresceu para cerca de 15.000 crianças e adolescentes em 98 cidades. A inovação veio em 2023 com a realização de duas edições anuais, atingindo um total impressionante de 42.000 inscrições.

O presidente do CIDEP (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico), Leonardo Rodrigues de Souza, destacou a importância do esporte e das atividades físicas para pessoas com deficiência. Com o apoio institucional de organizações locais como ADEFIP, AADV-PC e APAE, além do suporte da prefeitura de Poços de Caldas, o festival demonstra o comprometimento da comunidade com o esporte inclusivo.

Fernando dos Santos, secretário de esportes de Poços de Caldas, reitera a importância do festival para a cidade, considerando-o uma parte integral do calendário de eventos local. A cidade, pioneira no esporte paralímpico na região, mostra mais uma vez seu comprometimento com a inclusão e o desenvolvimento esportivo para todos.

Nenhum comentário: