terça-feira, 2 de agosto de 2011

Atletas de Poços se destacam no Mineiro

Os atletas de Poços de Caldas fecharam com êxito sua participação na 4ª etapa do Campeonato Mineiro de Squash, que aconteceu na sede da Associação Atlética Caldense nos dias 29, 30 e 31 de julho. Durante o último fim de semana, uma centena de jogadores de todo o país competiram nas quadras do clube, gerando também uma movimentação de 1,5 mil espectadores na sede da Veterana para os mais de 100 jogos realizados entre sexta-feira e domingo.
A programação do Mineiro englobou também a uma das etapas do Circuito Brasileiro Profissional de Squash, competição disputada entre os 16 atletas mais bem colocados no ranking brasileiro da modalidade. O destaque da rodada foi o atleta e diretor de Squash da Caldense, Franco Martins, que venceu o qualificatório da noite de sexta-feira, conquistando projeção entre o grupo de elite dos melhores atletas profissionais do país. Apesar da eliminação nas oitavas de final do Profissional, Franco conquistou o terceiro lugar na 2ª classe do Mineiro.
O atleta poços-caldense destaca que desde que voltou da Argentina – onde obteve a quinta colocação no torneio de masters –, seu ritmo de jogo melhorou. “Nas últimas semanas, tive a oportunidade de treinar com atletas de ponta e, com isso, buscar aperfeiçoamento na modalidade. Disputei o profissional e isso mostra a evolução que venho tendo no squash. Já no clube, temos feito um trabalho conjunto para fazer crescer o esporte na região. Reunir os melhores jogadores da modalidade em uma arena de competições é um privilégio para Poços e para a Caldense. Este evento foi um marco no squash mineiro”, declara Franco Martins.
Outros atletas que se destacaram na 4ª etapa do Mineiro foram Alexandre Felippe, vice-campeão da 3ª classe; Rodrigo Pereira, vice-campeão da 5ª classe; Lincoln, 2º colocado da 7ª classe; Luciano Ferreira, 3º lugar da 7ª classe, além dos campeões Miranda, da 7ª classe; Leonardo Prado, vencedor da 4ª classe após vencer Davis por 3 sets a 0, e quarto colocado na 3ª classe; e a melhor jogadora de squash de 2010 – bicampeã mineira – Helena Dias, que levantou o troféu da categoria feminina.
Circuito Profissional - No Profissional, que contabilizou pontos para o ranking mundial de squash, a final foi disputada entre o paulistano de 34 anos Rafael Alarcon – número 1 do ranking brasileiro e 50 do mundial – e Manoel Pereira – o Manu, número 5 do Brasil. O jogo mostrou o alto nível técnico dos atletas profissionais, que mantiveram a partida equilibrada até o quinto set, cuja vitória foi conquistada pelo melhor jogador de squash do país.
Para o campeão, “superação” é a palavra que define sua trajetória no esporte. “Desde os 16 anos jogo squash e, de lá para cá, tive momentos marcantes em minha carreira esportiva. Fui campeão brasileiro por cinco vezes consecutivas [de 1999 a 2003], e em 2004 tive uma séria contusão e perdi o Campeonato Brasileiro. Diziam que o Rafael havia acabado, que nunca mais iria voltar a vencer. Muitos não acreditavam mais em mim. Mas, continuei jogando, dei a volta por cima e, desde aquela época, estou invicto no circuito nacional. Sinto que ainda tenho muito que conquistar pela frente”, ressalta Alarcon.
O próximo torneio da modalidade a ser realizado na sede do clube será o Open Squash Caldense, competição que será disputada entre os dias 16 e 18 de setembro e será parte da programação da 10º etapa do Circuito Regional de Squash. Para o evento, serão esperados cerca de 100 atletas – vindos de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – na sede do clube.

Nenhum comentário: