quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Professores levam projeto de badminton para escola de Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A Escola Estadual João Eugênio de Almeida, localizada no Jardim São Paulo, recebeu em 2019 um projeto de uma modalidade que é a segunda mais disputada no mundo. O Projeto Badminton Esporte Olímpico tem como proponente e coordenador os professores Wladimyr Cury e Deusdedit Assis Filho, o Dedão, atendendo 40 crianças e jovens oriundos da própria escola, além de outros alunos da região onde a unidade está inserida. O projeto acontece todas as quintas e sextas-feiras após o horário formal das aulas do período da tarde. O projeto Badminton Esporte Olímpico foi aprovado pelo programa de concessão de patrocínios da prefeitura municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Esportes, e foi executado em 2019. “Em Poços estamos começando um trabalho, espero em breve colher frutos, temos alunos dedicados e comprometidos nos treinos, enfim, temos bons alunos, o que afinal é o desejo de todo professor. O apoio do município é fundamental, através de políticas públicas que incentivam o esporte, como nesse caso, somente assim podemos evoluir satisfatoriamente nas modalidades olímpicas e quem sabe alcançarmos o alto rendimento, conclui o professor Dedão.

HISTÓRIA
O Badminton é um esporte olímpico e foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia antiga: tamborete e peteca. O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez, de propriedade do Duque de Beaufort’s.

O JOGO
Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.

BRASIL
No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.
Em 1995, a modalidade foi disputada nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e, depois, firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha no torneio, um bronze, com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no badminton, a estreia do país nos jogos foi em 2016, no Rio de Janeiro, como os atletas Ygor Coelho e Lohaynny Vicente. Nos jogos olímpicos Rio 2016, 46 países estiveram disputando as medalhas na modalidade, com 172 atletas em cinco provas.
...

Nenhum comentário: