quarta-feira, 25 de maio de 2022

Festival Paralímpico será novamente realizado em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, divulgou as cidades selecionadas para sediar o Festival Paralímpico 2022. O evento, que será realizado no dia 24 de setembro, ocorrerá em todas as regiões do Brasil, com atividades em 98 núcleos, dos quais 24 são Centros de Referência do CPB. 

Poços de Caldas será novamente uma das sedes do evento, uma conquista graças ao destaque do trabalho realizado pelo Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP). “É muito gratificante saber que  novamente fomos selecionados para sediar o Festival Paralímpico do CPB, isso mostra que o nosso trabalho esta sendo desenvolvido de maneira coerente e assertiva. O Festival Paralímpico é o maior evento de inclusão, socialização e de iniciação para crianças e jovens entre 8 a 17 anos, com e sem deficiência. No ano passado inovamos ao trazer o evento para um local totalmente aberto e assim geramos muita visibilidade para o evento e para a cidade. Nesse ano de 2022 o intuito é aumentar o número de pessoas inscritas no Festival e disseminar ainda mais o Movimento Paralímpico na cidade e na região” disse .

Bruno Santos Pereira - Coordenador. O outro coordenador é Lonardo Rodrigues de Souza, que destaca a felicidade de ver Poços de Caldas novamente sediando evento de tamanha importância. “É um evento muito importante  e ser contemplado pela terceira vez e isto mostra que estamos fazendo um bom trabalho e que Poços é referência no desenvolvimento e no fomento do esporte paralímpico e principalmente no paradesporto de base. É uma oportunidade de mais uma vez de levarmos estas modalidades paralímpicas para a sociedade e uma forma de incluir as nossas crianças e jovens com deficiência dentro do contezto esportivo”, destacou Leonardo. 

O Festival tem a finalidade de proporcionar a crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. A meta para este ano é atender 14.000 participantes em atividades esportivas lúdicas, com uma média de 150 crianças por núcleo. A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.

O evento ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).  Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o Festival foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro). 


Com informações da assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Nenhum comentário: