quarta-feira, 24 de junho de 2015

Corrida da Fogueira voltará a ser disputada

Corrida da Fogueira voltará a ser disputada

Poços de Caldas, MG - No próximo dia 4 de julho acontece a Corrida da Fogueira, que será realizada no período noturno e terá corrida de 10 km, 5 km e caminhada de 5 km, além de corrida kids, para crianças de 4 a 12 anos, em um percurso que passará pelo antigo campo de golfe que será todo iluminado com tochas. O evento, que deverá contar com 1.500 atletas, acontece no Dia Internacional do Cooperativismo e será realizado pelas três grandes cooperativas de Poços de Caldas: Coopoços, Unimed e Soromcred. Ao término da corrida, os atletas poderão se confraternizar em uma festa junina, com barracas organizadas pelas entidades Apae, Adefip, AADV e Casa do Caminho.
Luciana Marinoni, que ao lado de Carol Cagnani é uma das organizadoras do evento, explica que a Corrida da Fogueira foi a primeira corrida pedestriana que aconteceu em Poços, em 1964, começando a se chamar Corrida da Fogueira em 1970. “Talvez essa seja uma das corridas mais antigas do Brasil. O resgate dessa corrida vem justamente pelo saudosismo que as pessoas têm em trazer de volta algo que foi bom e já não acontecia. Nós já tínhamos pensado em fazer essa corrida ano passado, já tínhamos conversado com a Secretaria de Esporte  e com a Secretaria de Turismo. Esse ano, conversando com o Sérgio da Coopoços, ele falou que tinha muita vontade de fazer esta corrida. Por isso veio o dia 4, que é o dia Internacional do Cooperativismo. A Coopoços já iria fazer um evento para comemorar o Dia de Cooperar, aí juntou as outras grandes cooperativas da cidade para comemorar o dia com a corrida”, explica Luciana, que destaca a beleza do percurso no período noturno.
“O percurso vai passar por dentro do antigo campo de golfe e será todo iluminado com tochas. É um percurso super lindo, passando por um bosque de pinheiros, lagos e etc. Então,  agregaremos toda essa paisagem, mesmo que noturna, na corrida, que vai estar totalmente iluminada com tochas. Os 10 km seguem pela avenida do aeroporto até a avenida Yolanda Maria Junqueira. O kit tem o valor de R$50 e inclui camiseta de manga longa, com refletivo.
As inscrições estão sendo feitas no www.corpuseventos.com.br e na sede da Coopoços, rua Rio Grande do Norte, 75”, revela a organizadora.

História
No ano de 1964 aconteceu em Poços de Caldas a 1ª Prova Pedestre, realizada em 9 de julho, em comemoração ao Dia da Revolução Constitucionalista. Teve como primeiro vencedor Edwaldo Costa, o Costinha. Além dele, também se destacaram como participantes José Cássio de Oliveira Rocha (Cassinho da Rocha), Pedro Caponi e Olivino Alvarenga.
A corrida tinha um percurso cinco quilômetros. Promovida pela Rádio Cultura, o evento contava com o apoio do Departamento Municipal de Turismo e do comércio local. A partir de 1970 passou a ser chamada de Corrida da Fogueira, tornando-se um evento tradicional na cidade.

Nenhum comentário: