domingo, 21 de junho de 2015

Professor percorre escolas de Poços garimpando campeões

Poços de Caldas,MG - O professor Sidnei de Carlos de Parolis é um daqueles apaixonados pelo esporte e que é capaz de fazer de tudo para ajudar na busca de novos talentos. Trabalhando como um verdadeiro garimpeiro, Parolis roda diversas escolas de Poços de Caldas em busca de um talento, um jovem de potencial ou, até mesmo, um menino ou menina que simplesmente esteja interessado em sair de casa e fazer uma atividade física saudável e mudar de rotina.

 Projeto atletismo

Sidney coordena o Projeto Atletismo, Seleção e Acompanhamento do Talento Esportivo. O ideial do projeto é colocar a criança frente a frente com o esporte e fazer com ela conheça os benefícios que poderá ter com uma atividade física. O trabalho chega a surpreender as próprias crianças, que muitas vezes desconhecem terem talento para uma prática esportiva. Segundo Sidnei, é muito comum nas escolas da cidade atletas escondidos por causa de uma falta de oportunidade. Estes atletas precisam ser descobertos.  O professor conta que realiza testes com todas as crianças e cada uma é direcionada para uma modalidade dentro do atletismo. “É fantástico o resultado e conseguimos através deste trabalho títulos nacionais para Poços de Caldas”, conta o professor. “Geralmente eles não sabem que tinham um talento esportivo e descobriram através do projeto, com isto conquistaram inúmeras medalhas para a cidade. É muito gratificante este tipo de acontecimento”, continuou o professor.

 Iniciação

Nem todos seguem no esporte como Sidnei gostaria, no entanto, hoje a pista de atletismo de Poços de Caldas é dotada de muitos campeões. “Alguns desistem, porém, os que ficam se dedicam muito e os resultados acabam aparecendo”, conta.

Escolas

A garimpagem é feita em escolas municipais e estaduais e o professor destaca que sem a ajuda da direção das instituições e do professor de educação física o trabalho ficaria praticamente inviável. “Cabe ao professor de educação física conhecer seu aluno e incentivá-los a praticar o esporte. O estímulo é muito importante, caso contrário podemos perder um atleta em potencial”, falou Sidney. “Nos dias de hoje a criança não quer muito saber de atividade esportiva, prefere ficar em casa, no computador. As opções para eles são muito grandes e as vezes ficar jogando um vídeo-game pode ser mais interessante na cabeça deles. Nosso trabalho é justamente mudar esta mentalidade, pois não existe nada melhor para a vida de uma criança do que a prática esportiva”, disse Parolis. Atualmente o trabalho do professor acontece no Projeto Vilas Unidas, Wilson Hedy Molinári, Sérgio Pacheco, Cleusa Lovato, Irmão José Gregório, Vitalina Rossi e Edir Fraya. Escolas como Colégio Municipal e José Mamud Assan também possuem atletas no projeto. “Para dar certo é preciso que o professor das escolas realmente se envolvam no projeto. Se não tiver este comprometimento do professor de educação física fica difícil dar certo”, volta a afirmar Sidnei. Para a vice-diretora da Escola Municipal Wilson Hedy Molinári, Aurea Mendes Nogueira, além de ser uma atividade importante extracurricular, o aluno fica mais motivado, sente-se bem com ele mesmo, mais confiante e tem mais vontade de aprender. Consequentemente seu rendimento escolar será melhor. “Acredito que o esporte ajuda desenvolver a auto-estima, o trabalho em equipe e a disciplina”, disse Aurea.

 Novos atletas

Sidnei conta que o projeto, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Construtura Etapa, DME e Climepe Total, nunca está fechado para novos atletas e qualquer escola que se interessar em participar pode entrar em contato com ele, na pista de atletismo de Poços de Caldas ou na Secretaria Municipal de Esportes. “Fazemos questão de fazer uma visita nas novas escolas interessadas”, disse Parolis. As aulas acontecem às terças e quintas e a prefeitura disponibiliza ônibus para levar os atletas até o local de treinamento.

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Nenhum comentário: