PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
Poços de Caldas, MG - Uma das provas mais importantes no cenário mundial do atletismo de montanha terá a presença de um poços-caldense. Rodrigo Silva Frare será o único representante da região na “The NorthFace Endurance Challenge”, que acontece no próximo sábado, 12 de outubro, tendo como percurso a desafiadora Cordilheira dos Andes. Frare, que é personal trainer, treinador de corridas e atleta amador de ultramaratona de montanha, está bastante empolgado com a chance de participar da prova, que conta com os principais atletas do mundo. Ele acredita que fez uma grande preparação para o evento e se sente em boas condições de representar Poços de Caldas no evento organizado pela NorthFace.
O atleta
Rodrigo Frare pratica corrida de rua há 10 anos, tendo participando de várias maratonas neste período. Há cerca de dois anos resolveu buscar novos desafios e começou a se dedicar e se especializar em corridas de montanha. As dificuldades dos percursos de trilhas e terra, estradas e matas fechadas chamaram a atenção do atleta, que não foge de desafios. Segundo ele, quanto mais técnica e difícil a prova, mais ele se sente atraído. “Tenho me dedicado bastante a este tipo de prova de ultramaratona e percorrendo distâncias de aproximadamente 50 a 80 quilômetros e estou muito confortável nestes desafios”, falou Frate.
Cordilheira dos Andes
A prova que acontece na próxima semana será na região do Vale Nevado, Cordilheira dos Andes, e o poços-caldense vai correr 80 quilômetros enfrentando uma altimetria de 3.500 metros e um desnível negativo de 5.400. “Para termos uma noção do que isto significa, Poços de Caldas tem uma altimetria máxima de 1.680 metros, aproximadamente, ou seja, um grande desafio que me sinto muito bem preparado para realizar”, falou o atleta.
Preparação
Para disputar a The NorthFace Endurance Challenge, Frare passou os últimos dias treinando em regiões mais altas buscando maiores altitudes. Para isso, participou de competições na região de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, região da Serra das Agulhas Negras, que tem quase 3.000 metros de altimetria, entre outras. “Foi um bom período de preparação e algumas provas no calendário são importantes numa preparação específica que tentamos simular um pouco das dificuldades que vamos encontrar na região da Cordilheira dos Andes”, falou o atleta.
Frate conseguiu a chance de disputar a The NorthFace Endurance Challenge graças a contatos importantes com amigos corredores de montanhas que estão fora do Brasil. Foi através destes grupos que surgiu o convite para ele participar da prova no Chile. “Temos pouca estrutura no Brasil para participar de uma prova de um nível tão grande como esta e por isto o contato com as pessoas de fora foi muito importante. Agradeço ainda a ajuda de apoiadores da região que me deram estrutura e suporte para participar da prova”, falou o atleta, que agradece a Regis Camargo (nutricionista), Márcio Suplementos (suplementos), Studio Claudia Pessoa (fisioterapia preventiva), Fisioclínica Caldense, Michelle Zetula (clínica pilates), Escritório Camilo Contabilidade, Hotel Balneário e Bolonha Alimentos.
Expectativa
Frare conta que vive uma grande expectativa por um bom resultado, já que fez uma preparação forte. “Foram bons resultados nesta fase preparatória e ao longo do ano e por isto estou indo para esta prova bastante confiante”, falou o atleta, que espera estar entre os dez primeiros colocados. “Não conheço todos os corredores que estarão participando, mas a expectativa é realmente muito boa. Outros competidores que analisaram meus resultados disseram que minhas chances são muito grandes de fazer uma boa competição”, finalizou Frare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário