sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Profissionais de Poços contribuem para o crescimento esportivo das crianças

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG – “O esporte é o melhor caminho para tirar a criança das ruas e torná-las cidadãs de bem”. Esta frase é dita por nove em cada dez professores responsáveis por projetos de iniciação esportiva e expressa bem a importância do esporte na vida do jovem aspirante a atleta e que sonha em se tornar um Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Raulzinho, Gustavo Borges, Marta, entre outros ídolos. Poços de Caldas é referência em profissionais interessados e com capacidade para ajudar meninos e meninas a realizar o sonho ou contribuir para serem cidadãos de bem.
Neste Dia da Criança, o Mantiqueira homenageia estes professores que dedicam tempo e mais tempo do dia a dia na formação de nossas crianças. Claro que são muitos e não daria para citar o trabalho de um por um em apenas uma edição do jornal, mas queremos que todos os professores da cidade que dedicam boa parte do tempo ensinando esporte para crianças de todas as idades se sintam homenageados e parabenizados.


Futebol
O futebol no Brasil ainda é o esporte mais popular, porém os ídolos hoje são outros. Se antes os craques tupiniquins eram a preferência e ídolos como Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, Romário, Bebeto, Pelé, Zico, Hortência, Paula, entre outros, vivam no imaginário de nossas crianças, atualmente a coisa mudou e o sonho daquele menino que começa na escolinha é ser Messi ou Cristiano Ronaldo, craques incontestáveis do mundo. Mas o caminho é complicado, quase impossível. Em Poços de Caldas, inúmeras escolinhas trabalham com crianças a partir dos dois anos de idade. Para o professor José Carlos Quiciri, o trabalho de iniciação esportiva é muito importante na ajuda das crianças no processo de desenvolvimento em todos os aspectos. “O jovem tem um ganho comportamental, emocional, cognitivo e motor. O objetivo do trabalho é fazer a criança se descobrir, ter um momento prazeroso. É muito importante durante o trabalho de iniciação a conscientização dos pais de cobrarem dos filhos além das possibilidades de cada um e dar liberdade aos profissionais das escolinhas criarem ambientes que deixam a criança seguir seu caminho de forma natural”, disse o professor.

 
Atletismo
O atletismo de Poços de Caldas é outra modalidade que atrai um grande número de crianças e já revelou nomes importantes para o cenário nacional, como Tatiele Roberta de Carvalho. Professores como Olivino Martins Alvarenga, Sr. Chico Corredor, Sidnei Carlos de Parólis e Miranel de Oliveira Domingos são responsáveis por trabalhos específicos com crianças. O trabalho começa nas escolas onde os professores garimpam talentos e depois buscam aperfeiçoar o jovem com treinos específicos. “Não só nosso projeto, mas todos os outros projetos esportivos de Poços de Caldas são de fundamental importância para nossas crianças. A criança precisa ter a oportunidade de acesso ao estudo, à cultura e ao esporte e por isso acredito na grande importância que estas atividades exercem se aplicadas no contraturno escolar. Se a criança fica ociosa ela está em uma situação de risco. Nosso trabalho é exatamente evitar que isto aconteça, ou seja, levar o esporte para dentro da escola, trazer a criança para a pista de atletismo e com isto passar as noções de disciplina e de cidadania”, disse o professor Sidnei Carlos de Parólis.


Basquete
Chegar à NBA, principal liga mundial de basquete. Sonho inimaginável? Para um jovem que defendeu as cores da Caldense desde os 8 anos de idade isso aconteceu. O responsável pela formação deste jovem foi o professor Júlio César de Freitas. Estamos falando de Raul Togni Neto, hoje jogador da NBA e que arriscou suas primeiras cestas na quadra da Associação Atlética Caldense. Assim como Rauzinho, o professor Júlio foi responsável pelas descobertas de outros grandes talentos que jogam pelos quatro cantos do Brasil. “Em minha opinião, o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança passa pelo brinquedo, brincadeira, jogo e finalmente pelo esporte. Ele é decisivo na formação dos valores e hábitos saudáveis, além dos ganhos na manutenção da saúde, fortalecimento do caráter e autoestima. Como se não bastasse, alguns conseguem chegar ao profissionalismo e viver através do esporte, como no caso do nosso basquete, nossos atuais treinadores Otávio e Raul e seu filho Raulzinho”, falou o professor Júlio, carinhosamente chamado pelos alunos de tio Júlio.


Todos os esportes
Crianças que entraram para o esporte nas ruas, quadras, campos ou vielas de Poços de Caldas e se deram bem na vida são inúmeras. Renato Rezende, com duas olimpíadas no currículo e indo para sua terceira, no voleibol o trabalho de destaque do professor Alexandre  Valverde, que não se cansa de revelar talentos, no futebol meninos e meninas da cidade que hoje se destacam em grandes clubes, enfim, gente de talento que viu no trabalho de grandes professores a chance de crescer e buscar seus sonhos, mostrando que o esporte vale muito a pena.


Os profissionais
Finalizamos citando alguns dos professores que fizeram e fazem a história de nossas crianças. Todos com grande contribuição ao esporte da cidade e que foram e são responsáveis pelo sucesso de muitas gerações, seja como atletas, seja como cidadãos de bem. Mais uma vez deixamos desculpas para nomes que ficaram de fora, pois Poços de Caldas tem muita gente preocupada em fazer o bem. Nossos parabéns para Mané da Pinta, Seu Chico Corredor, Luiz Cagnani, Miro, Nogueira, Darci Reinaldo Dias, Marcelo Castellano, Wellington Guimarães, o Paulista, Pelezinho, José Carlos Quiciri, Canhoto, Zezito, Rubens Florentino de Oliveira, Júlio César Freitas, Raul Togni Filho, Alexandre Valverde, Matt Featherstone, Roberta e Rick Avery,  Neko, Loló, Júnio Pereira, Lelo, Adauto, os irmãos Formiga, Eraldo Sandi, Erick, Sidnei Carlos de Parólis, Daré, Dedão, André Oliveira, Marcela Carvalho, Paulão Rezende, Gustavinho Saraiva, Claysson Felizola Júnior, Elton Fiebig, Matsuo, Alexandre Felippe, Ronaldo Rezende, Isabella Fernanda Gouvêa, Miranel, Joana D´Arc, entre muitos outros.

Nenhum comentário: