quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Poços-caldense é o melhor brasileiro em ultramaratona na Cordilheira dos Andes

Paulo Vitor de Campos
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - “Estou muito feliz e ainda sem acreditar em tudo que aconteceu comigo nestes dias. Deu tudo certo, conquistei meu objetivo e conclui a prova bem demais”. As palavras são do poços-caldense Rodrigo Silva Frare, que semana passada disputou “The NorthFace Endurance Challenge”,  uma das provas mais importantes no cenário mundial do atletismo de montanha, sendo o único representante da região. O atleta terminou na 10ª colocação geral e foi o melhor brasileiro no evento, que contou pontos para o ranking da International Trail Running Association (ITRA).  “Tudo muito lindo e recebi muitas mensagens parabenizando pelo resultado. Agora é focar nos treinos e seguir bem para as próximas competições”, falou Rodrigo.
A prova foi realizada no último dia 12 de outubro, tendo como percurso a desafiadora Cordilheira dos Andes, organizada pela NorthFace. Foram 86 corredores na disputa dos 80 quilômetros e 75 concluíram o difícil percurso. “Obtive a décima colocação geral no masculino e a quinta na categoria 30-39 anos e fui o melhor brasileiro colocado”, comemorou o atleta, que completou a prova em 10h28min. “Largamos com temperatura negativa e bastante vento, durante a madrugada atingimos a altitude máxima, aproximadamente 3700m de altitude”, completou. Foram percorridos 3714M+ altimetria acumulada da prova.

O atleta
Rodrigo Frare pratica corrida de rua há 10 anos, tendo participando de várias maratonas neste período. Há cerca de dois anos resolveu buscar novos desafios e começou a se dedicar e se especializar em corridas de montanha. As dificuldades dos percursos de trilhas de terra, estradas e matas fechadas chamaram a atenção do atleta, que não foge de desafios. Segundo ele, quanto mais técnica e difícil a prova, mais ele se sente atraído. “Tenho me dedicado bastante a este tipo de prova de ultramaratona e percorrendo distâncias de aproximadamente 50 a 80 quilômetros e estou muito confortável nestes desafios”, falou Frate.

Cordilheira
dos Andes
A prova que aconteceu na última semana foi realizada na região do Vale Nevado, Cordilheira dos Andes, e na preparação Frare treinou em regiões mais altas, buscando maiores altitudes. Para isso, participou de competições na região de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, região da Serra das Agulhas Negras, que tem quase 3.000 metros de altimetria, entre outras. “Foi um bom período de preparação e algumas provas no calendário são importantes numa preparação específica que tentamos simular um pouco das dificuldades da região da Cordilheira dos Andes”, falou o atleta.

Nenhum comentário: