Poços de Caldas, MG - A cidade de Marrakech, no Marrocos, foi sede do Campeonato Mundial de Veteranos de Judô.
O evento aconteceu entre os dias 10 a 13 de outubro e Poços de Caldas foi representada por Elton Fiebig, que competiu na categoria M-4 entre 45-49 anos peso pesado+100 kg. O judoca de Poços de Caldas fez bonito e conquistou o vice-campeonato mundial. Fiebig ainda ajudou o Brasil terminar na terceira posição por equipes.
A competição
No meio do deserto e sob um sol escaldante foi montada a arena de competição no Quarteirão de Agadir, em frente ao hotel Mogador Kasbah. Numa lona improvisada foi levantada a arena Marrakech para o evento que contou com 49 países participantes e 1300 atletas.
O Brasil, na classificação geral, acabou em terceiro depois de França e Rússia.
Fiebig
Fiebig, sensei do Espaço Ativamente, de Poços de Caldas foi cabeça de chave número 1. Ele enfrentou nas quartas de final o atleta francês Del Poeg, vencendo por Ippon através de imobilização. Na semifinal Fiebig enfrentou um atleta do Egito e nova vitória por Ippon com a técnica de pernas osoto gari. O atleta de Poços chegou na final conta o atual campeão europeu e tetra campeão mundial Alekisi Davidashivilli, da Geórgia. Mais novo e acabando de chegar na categoria Davidashivilli venceu atletas da França e Slovakia para chegar na decisão.
A decisão
A final, última do evento do terceiro dia, foi uma das mais duras do Mundial. Com ambos atletas extremamente fortes e com muita movimentação, eles brigaram incessantemente pela melhor pegada. Com apenas trinta segundos de combate ambos levaram a primeira punição de shido. No minuto seguinte Elton passou a frente se impondo e fazendo o georgiano levar mais uma punição.
No minuto final, com objetivo de conter o sensei Elton, Davidashivilli mudou estratégia buscando dominar as pegadas e empurrar para fora da área. A tática deu certo e ele teve êxito, empatando o combate. Restando pouco menos de três segundos para o final o brasileiro tentou um ataque e acabou punido decisivamente para vitória do Georgiano. “Fiquei em segundo mas senti evolução do treinamento. Falta ainda treinos específicos com atletas grandes e pesados e o principal, canhotos. São detalhes que fazem a diferença que pode ser decisiva numa luta.
Agradeço ao apoio dos alunos e país do Espaço Ativamente, minha equipe de treinamento liderada pelo sensei Júnior e André, aos patrocinadores Luis Otávio Resende e Prefeitura Municipal de Poços Caldas, através do patrocínio direto aos atletas da cidade”, finalizou Fiebig.
Nenhum comentário:
Postar um comentário