Poços de Caldas, MG – Ano passado, o Mantiqueira visitou a Escola Municipal Vitalina Rossi, uma referência na zona sul e que atende 700 alunos da comunidade. A reportagem conheceu o projeto “Além da Bola”, coordenado pelo professor Canhoto. Semana passada retornamos ao local e o projeto segue ainda mais forte e com mais participantes. A escola ainda apoia um projeto de handebol e acredita que o esporte é o caminho certo para dar oportunidade para a comunidade, que enfrenta diversos problemas e falta de opções. “A escola é a referência aqui do bairro e nela os meninos recebem oportunidades, não ficam na rua e até podem ter um futuro no esporte”, destacou a diretora Denise Nery Ramos. Sobre os projetos esportivos ela destaca que eles precisam ser abraçados, já que é através deles que a escola consegue fazer a diferença. “Estamos esperando por um projeto de xadrez e também a ampliação da escola, que ficou pequena. Assim que tivermos esta ampliação vamos fazer mais parcerias para que estes meninos fiquem mais tempo dentro da escola”, destacou. A escola tem parceria com o Instituto Federal, que oferece cursos.
Lapidando diamantes
Dedicado e recebendo carinho dos alunos, Canhoto se empenha no projeto que conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e da empresa Hotel Vilage, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. “Estamos trazendo este projeto aqui para o Vitalina Rossi há quatro anos e agradeço o apoio da Denise para fazer este trabalho para a comunidade. Primeiramente temos como objetivo tirar estes meninos das ruas. O objetivo maior é dar oportunidades deles se tornarem bons cidadãos e temos também alguns se destacando em alguns clubes. Meninos como o Ronald, que está sendo monitorado pelo Red Bull, e outros três que estão nas categorias de base da Caldense. É muito gratificante ver que estamos ajudando estes meninos nas questões da vida e contribuindo para que possam ser atletas profissionais, como eu fui. Através destes projetos a gente consegue lapidar bastante diamantes”, destacou Canhoto.
O Projeto conta com aulas de futsal para cerca de 60 garotos. Ao explicar o nome do projeto, fica claro porque o Além da Bola é um diferencial na cidade. Canhoto conta que o aluno tem toda sua vida investigada, no bom sentido. Através desta “investigação”, é possível saber como está a casa do menino. Se falta algo, é possível ajudar. Com isso existe um trabalho para arrecadar cestas básicas que são distribuídas aos mais necessitados. A preocupação com as notas na escola também existe e o aluno só pode participar das aulas de futsal se estiver bem na sala de aula. “O projeto dá para o menino o esporte, mas o principal objetivo é tirá-lo das ruas dando uma oportunidade de um vínculo familiar. O objetivo é sempre o mesmo, formar o cidadão de bem”, conta Canhoto.
O projeto recebeu a visita do vereador Paulista. “Um trabalho excelente do professor Canhoto. O esporte sempre será a porta de salvação das comunidades mais carentes. Fiquei encantado com tudo que vi aqui no Jardim Esperança. Um projeto diferenciado, destaque para o trabalho que o professor Canhoto faz com os alunos. Conheço o Canhoto há muito tempo, um profissional diferenciado que também está com o Zé Carlos à frente da Zico 10 e fico muito feliz pelo trabalho que ele realiza e desejo muito sucesso para ele e que os meninos aproveitem cada vez mais seus ensinamentos. Parabenizo também a diretora Denise e toda a Secretaria de Educação por iniciativas como esta”, falou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário