Poços de Caldas, MG – Psicomotricidade se concentra na prevenção, no diagnóstico e na reabilitação de distúrbios psicomotores em todas as fases da vida. Ou seja, quando existe alguma dificuldade de maturação do sistema nervoso central que inibe o movimento, a socialização, a gestão das emoções, o processamento das informações, memória, fala etc., gerando grandes dificuldades de aprendizagem, especialmente em crianças e adolescentes. Em Poços de Caldas Julia Cristina Ferreira Gaspar está preparando um projeto para o próximo ano que vai atender três creches da cidade levando exatamente a psicomotricidade para crianças de 4 a 5 anos. As creches atendidas serão a CEI municipal Orcy Bento Gonçalves Cardoso, CEI municipal Arino Ferreira Pinto e CEI Parque das Nações, todas localizadas na zona sul. Serão atendidas cerca de 432 crianças divididas por turmas. Cristina conta que o trabalho, dessa maneira, acaba ganhando em qualidade.
O projeto será realizado nos dias de aula, dentro da creche.
Além de Cristina, as atividades terão auxílio dos professores das creches que já trabalham com as crianças.
O projeto de psicomotricidade surgiu em função do desenvolvimento das habilidades motoras das crianças.
O objetivo geral do projeto é desenvolver mecanismos que auxiliam a criança no seu desenvolvimento global, contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo, visando a formação de um ser humano autônomo.
O que é psicomotricidade?
A psicomotricidade é o estudo do ser humano sob uma perspectiva integrada. Considera o desenvolvimento de um indivíduo por meio da íntima relação entre emoção, movimento, cognição (aprendizagem) e relacionamento. É uma prática que trabalha os desafios emocionais, relacionais, comportamentais e motores, e se caracteriza por focar o potencial de cada indivíduo até a terceira idade.
Embora algumas pessoas pensem que o psicomotricista é um profissional do futuro, na verdade, a ciência da psicomotricidade surgiu na França em 1947, quando o primeiro programa de treinamento de terapeutas psicomotores foi realizado. A abordagem rapidamente se tornou valorizada e reconhecida internacionalmente e hoje é praticada em mais de 60 países.
Porém, para o Brasil, Psicomotricidade é uma “profissão nova”. Por aqui, foi regulamentada em 3 de janeiro de 2019, com a lei nº 13.794.
Em seu trabalho, o psicomotricista tem uma visão holística do ser humano, ou seja, procura enxergar além do problema visível. Para isso, reúne questões físicas e mentais.
O psicomotor atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Considerando a pessoa como um todo, visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário