A pedido do vereador Wellington Paulista (UNIÃO), a Câmara de Poços recebe, até 30 de setembro, uma exposição fotográfica em alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. A abertura aconteceu nesta quinta-feira (22), com a presença de vereadores, do vice-prefeito Júlio César de Freitas e do presidente do CIDEP (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico) Eraldo Sandi dos Santos. O encontro contou, ainda, com a participação dos os ex-atletas Cristiano de Jesus Andrade, Kleiton D’Angelo, Ademir Donizetti, Jaime da Silva e Rogério de Faria.
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído pela Lei Federal n. 12.622. A data dá sequência às comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e visa homenagear o trabalho dos atletas paralímpicos, reforçando a necessidade de incluir pessoas com deficiência no ambiente esportivo.
A exposição na Câmara foi organizada pelo CIDEP, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, com o objetivo de trazer um olhar diferenciado e propor uma reflexão sobre o tema. As imagens retratam competições de atletas nas mais diversas modalidades. “Este é um mês muito especial, quando comemoramos o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e também o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Essa exposição na Câmara me deixa muito feliz, pois conseguimos reunir imagens que retratam as ações do CIDEP ao longo dos anos, uma instituição que é referência, que realiza um trabalho fantástico. O Poder Legislativo vem valorizar todo esse trabalho e a exposição revela, através das fotos, todo o sentimento de união, de amizade e cooperação, afinal o esporte é isso. Precisamos valorizar o passado, viver o presente e pensar no nosso futuro”, declarou Paulista.
Eraldo Sandi dos Santos falou da valorização do esporte paralímpico. “Quero fazer um destaque que hoje é o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, ontem foi o Dia da Luta Nacional da Pessoa com Deficiência e, constituído por lei, essa é a Semana Paralímpica em Poços. É uma semana muito festiva, com muitas ações do CIDEP nas escolas para fomentar o esporte paralímpico. Hoje, na Câmara, viemos coroar todos esses feitos, falar da trajetória do esporte paralímpico na cidade”, ressaltou.
A exposição conta com uma imagem da primeira equipe de Goalball do município. “Tudo isso começou por volta de 2004, 2005, e estamos contando um pouco dessa história. Temos uma foto da primeira equipe de Goalball de Poços, a partir daí que surgiram outras modalidades. Eu, como técnico, vejo uma evolução. Tivemos várias passagens pela Seleção Brasileira de Goalball, Atletismo, Natação, tivemos vários meninos convocados para as Paralimpíadas Escolares. Então, as pessoas que vierem aqui ficarão encantadas coma s fotos. As pessoas com deficiência têm um potencial muito grande e nós do CIDEP acreditamos no esporte e nesse potencial. Essas imagens resgatam tudo isso e mostram a importância do esporte paralímpico”, declarou Eraldo.
O ex-atleta Rogério de Faria, hoje vice-presidente da AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais), falou sobre a trajetória das entidades que atendem às pessoas com deficiência em Poços e ressaltou que o esporte veio complementar o trabalho realizado, trazendo melhorias na saúde, autoestima e relações sociais. O vice-prefeito Júlio César de Freitas parabenizou os profissionais e atletas envolvidos, enaltecendo os avanços e conquistas no esporte paralímpico.
As visitas à exposição podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, no saguão de entrada da Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário