Poços de Caldas, MG - Quando se diz que o apoio da família nos objetivos dos filhos faz a diferença, temos aqui um caso que é o puro exemplo disto. O atleta poços-caldense Rafael Alvez Silva, atualmente entre os principais pilotos de BMX do Brasil, estará seguindo para a Argentina nesta segunda-feira (5) onde disputará o Pan-Americano Continental Champioship. Ele vai disputar também a Copa Sul América. Tudo isso será possível graças ao incentivo da família e muita dedicação do pai Rogerlan dos Santos Silva, que vai acompanhar o filho na viagem. “Este apoio da família na realidade é mais que importante, é fundamental, ainda mais num esporte tão radical como o BMX, onde precisamos estar atentos a tudo e dar apoio tanto nas horas difíceis como nos momentos mais fáceis”, falou Rogerlan. Ele acompanha o filho Rafael desde que deu os primeiros passos no esporte e destaca o espírito de guerreiro do filho. “Ele sempre foi muito determinado no que quer e pra mim, como pai, é um prazer muito grande estar ao seu lado e ajudar no que for possível. Sabemos a dedicação de todos os meninos aqui na pista e estar junto é muito importante”, conta o pai de atleta. Rogerlan disse que ao acompanhar o sonho do filho, ele também acaba aprendendo muito. “É um esporte muito bonito e tem ainda aquela questão do cidadão, o esporte ajuda demais nesta questão de formação. Agradeço a Deus as oportunidades dadas ao Rafael e dentre estas oportunidade esta viagem para a participação de um evento tão importante”, falou Roberlan.
O sonho
A reportagem acompanhou Rafael num de seus últimos treinos na cidade antes da viagem para a Argentina. Entre um salto e outro na famosa pista do parque municipal, ele tirou um tempo para conversar com a reportagem. Como todos os meninos que treinam BMX em Poços de Caldas, o sonho é chegar longe, disputar competições mundo afora e até mesmo uma Olimpíada, repetindo o feito de Renato Rezende, outro garoto que começou na mesma pista onde Rafael treina.
Orgulho
Ir para a Argentina, representar o Brasil, correr entre os principais pilotos do mundo é, sem dúvida, muito orgulho para o menino de 12 anos. “Para chegar até aqui foram momentos de muito esforço, muito treino e dedicação. Sei que ainda tenho muita estrada pela frente, mas estou muito feliz por esta conquista”, falou o piloto. Ele conta para a reportagem que não cabe em si de tanta felicidade e vai dar o que tem de melhor para representar o Brasil e Poços de Caldas na competição. Rafael tem uma rotina puxada de treinos e representa também o Bicicross Poços Clube. Quando não está na pista do parque municipal ele conta que treina na rua, o que não pode é deixar de buscar aprimoramento técnico para continuar crescendo na modalidade. Ele também treina na academia e ressalta que o foco é 100% bicicross. Rafael compete na categoria Boys 13 anos com pilotos nascidos em 2009. “Realmente não se vai longe sem treinar e eu treinei e treinei muito para alcançar meus objetivos. Foram muitas horas de dedicação e preciso muito agradecer minha família, meu pai e apoiadores, sem eles não teria chegado até aqui, mas quero ir além e vencer muito no esporte”, destacou. Apesar do embarque para a Argentina acontecer nesta segunda-feira, as competições estão marcadas para os dias 10 e 11 e acontecem em Santiago Del Stero. Antes das provas, o atleta vai fazer reconhecimento de pista e buscar uma boa adaptação. Além do suporte familiar Rafael conta com apoio da Academia Labfit, Néctar Sabor e Saúde, Clínica Reability, 3D Móveis Planejados, Fluido MTB, Terno.Com e Secretaria Municipal de Esportes. Além de Rafael outros pilotos de Poços de Caldas, estarão na ArgentinaAugusto Brandão, Franklin Vasconselos, Gabriela M. Camargo, Gabriel Cirino, Guilherme Cirino, Guilherme Ribeiro, Jether Azarias, João Vitor Lopes, Raphael A. Silva
e Vitor M. Lima
Para Guilherme Carvalho, treinador do Bicicross Poços Clube, a ida de Rafael e de outros atletas do clube para a competição na Argentina mostra o alto nível do BMX de Poços de Caldas, que sempre consegue produzir bons talentos para o esporte. “Apesar de serem crianças, são meninos muito dedicados num esporte que é muito forte na cidade. Nossa expectativa é que eles consigam ir bem na Argentina, já que são meninos que treinam bastante, se empenham muito e estou muito feliz com a oportunidade de eles estarem indo para esta importante competição”, disse Guilherme. Ele comentou que a esperança do clube é que a cidade mantenha a tradição de ter sempre atletas olímpicos e representando o Brasil mundo afora.
Mas Guilherme ressalta que o trabalho realizado em Poços vai muito além da pista do parque municipal e se não tiver grande disciplina é difícil seguir com o sonho de ser um novo atleta de ponta. Os treinos no parque municipal acontecem às terças, quintas e sábados, treinos técnicos e também simulando provas. Das 9h às 10h os treinos são para os meninos da iniciação, das 10h às 11h são treinos para a turma de competições e a tarde é dedicada aos adolescentes. Guilherme disse que quem se interessar pela modalidade basta ir na pista nos dias de treinos, é gratuito, já que faz parte da Lei de Incentivo ao Esporte com apoio da prefeitura. A equipe do Bicicross Poços Clube atualmente está na segunda colocação no Campeonato Paulista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário