Poços de Caldas, MG - Em entrevista ao Jornal Mantiqueira, o vice-prefeito Júlio César de Freitas falou sobre as estruturas esportivas e da necessidade de melhorias e intervenções. Ressaltou que o estádio Ronaldão precisa de muita atualização e talvez até outro local, mas que com o Mineiro batendo às portas, ao menos a irrigação do gramado será atendida. Segundo ele, já houve a compra de equipamentos para isso.
Mantiqueira – O que é pensado sobre o estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, uma estrutura que já está bem defasada?
Júlio César de Freitas (tio Júlio) – A estrutura da Ronaldão, o estilo do estádio não atende mais o futebol de hoje. Os estádios mudaram e é preciso que se atualize este modelo. A gente conversou sobre a questão de a prefeitura administrar este espaço, mas o que se vê dos espaços e estádios bem sucedidos é justamente que eles recebem outros eventos. São shows, salão de casamento, de festas, buffet e até academia, enfim, são arenas multiuso e acredito que Poços de Caldas merece um espaço desse, merece um estádio moderno, mas temos sempre que ter os pés no chão e precisaria aparecer algum interessado para fazer com que um projeto assim fosse implantado na cidade. Um estádio apenas para comportar futebol tem mais problemas de encontrar um investidor para fazer as melhorias.
Mantiqueira – Mas existe alguma proposta para resolver esta situação?
Tio Júlio – O que existe hoje é uma proposta de conversa com a Caldense e o Poços de Caldas Futebol Clube no sentido de elaborar um projeto de uma arena menor, capacidade de cerca de vinte mil pessoas, mas uma arena com os pés no chão. Não adianta a gente querer fazer uma big arena, temos que pensar nas nossas realidades. Depois desta conversa a gente iria atrás de investimento e de investidores. Acredito que é viável, já estivemos com empresas de grupos de investidores que podem se interessar. Eles não se interessam em melhorar o Ronaldão ou discutir uma arena caso ela seja só para o futebol, mas aceitam conversar sobre a estrutura se for para ter diversos eventos num mesmo local. O Ronaldão teria que passar por uma mudança muito grande e a gente precisaria questionar se seria viável mudanças no Ronaldão ou se teríamos que buscar um espaço novo.
Mantiqueira – Mas a gente sabe que isso não é para agora e o Campeonato Mineiro de 2023 começa dia 15 de janeiro, ou seja, está batendo na porta. O que será feito no estádio a curto prazo?
Tio Júlio – Claro que a questão da arena é uma questão para depois, vai demorar. A curto prazo já estamos trabalhando, já foram comprados equipamentos para melhora de irrigação. A gente nota que nosso gramado quando é bem tratado e preservado atende bem o que é exigido dele, por isso é importante a irrigação boa. Com a compra deste equipamento de irrigação quando a Federação Mineira de Futebol vier fazer a vistoria no fim do ano vai encontrar um gramado em boas condições. Outra coisa que vamos precisar fazer é pensar numa melhor alocação da delegação do time visitante. Não pode ficar como está e por isso vamos ter que fazer um anexo onde vamos colocar a delegação do time visitante, eles vão ficar separados da torcida local. Quem frequenta o estádio sabe o quanto isso gera alguns problemas. Esta é uma das principais queixas da Federação, que pediu uma solução para o problema. São estruturas rápidas que podem ser construídas e que a prefeitura já está se mobilizando para isso, juntamente com a Caldense.
Mantiqueira – A pista de atletismo recebeu recentemente um profissional da Confederação Brasileira. O que está sendo feito desde então?
Rio Júlio – Foi uma visita muito oportuna e naquela mesma semana foi testado um piso e ele foi aprovado pelos atletas. Agora é ver com a Secretaria de Obras o cronograma para levar esta pista e fazer as melhorias. É um espaço maravilhoso, nosso atletismo é muito forte e merece esta valorização.
Mantiqueira – A nova pista do BMX está saindo do papel. Como andam os trabalhos?
Tio Júlio – Trata-se de um projeto de uma pista moderna, futurista e que já está sendo construída na zona sul, um bike parque, e vamos ter condições de trazer competições internacionais. Fomos visitar algumas pistas, como a de Curitiba, que é referência, uma equipe nossa foi até o Paraná e trouxe para nós este projeto. Os trabalhos estão sendo feitos e será um espaço fantástico.
Mantiqueira – E as outras estruturas, como andam os trabalhos?
Tio Júlio – Uma das primeiras conversas que tivemos quando cheguei na prefeitura era a constatação da situação ruim de nossos ginásios e quadras. A situação está mudando e o ginásio Moleque César é o melhor exemplo que a gente pode ter, vamos entregar praticamente um ginásio novo, com troca de azulejo, construção de áreas e vai ficar muito bonito. Vamos ter ali uma área de estacionamento, uma ciclovia interligada com zona oeste. No Arthur de Mendonça Chaves fizemos a troca de algumas telhas e o poliesportivo passará por mais intervenções. O Juca Cobra demanda da gente um telhado que precisa ser trocado. O piso também precisa de uma atenção, mas temos muitas coisas para serem feitas. Quero aproveitar para falar para o poços-caldense a importância de uma eleição para deputado, uma vez que tenho visto cidades da região com representantes e recebem verbas de emendas para ginásios e Poços de Caldas há muitos anos já não sabe o que é isso. Ficamos dependendo de recursos próprios para estas reformas. Vale registrar que de uma forma geral nossas quadras, principalmente as descobertas, a gente tem procurado fazer a manutenção delas com pinturas num zelo grande que é entregue para a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário