domingo, 24 de junho de 2012

Guanabara ameaça abandonar competições da LPF


Poços de Caldas, MG - Excluído da Copa Cristais São Marcos, após sair de quadra no jogo desta semana contra o Social, o Guanabara de Botelhos ameaça se desfiliar da Liga Poços-caldense de Futebol e não disputar mais competições na cidade. O jogo terminou 2x1 para o time de Poços de Caldas, porém, depois que o atleta Ramon agrediu o árbitro Zuza com um soco no olho, o time de Botelhos deixou a quadra.  Segundo a arbitragem, ainda faltavam quatro minutos para a partida terminar, por isto, se caracterizou abandono e o Guanabara foi eliminado. A equipe contesta a punição e disse que só deixou a quadra porque não havia mais clima para a continuação da partida.
Esta semana, Jefferson Jacon, Secretário de Esportes de Botelhos, enviou uma carta para a Liga Poços-caldense de Futebol onde lamentou a atitude da entidade. Segundo ele, a LPF sempre procurou prejudicar o Guanabara e a eliminação da equipe era uma carta marcada. Jacon lembra alguns fatos, que segundo ele, nunca foram punidos pela entidade. Ele acusa ainda o técnico do Sporting Aphas, ele não cita o nome, de colocar a vida de atletas e comissão técnica da equipe ao perseguir a Kombi do o time após uma partida. Outra acusação foi feita contra o treinador do União, também sem nome, acusado de ter agredido um membro da comissão técnica da equipe de Botelhos. “Tudo isto aconteceu sem nenhuma punição. Fomos ofendidos e ameaçados por jogadores do União. Disseram que tínhamos mesmo que apanhar pois éramos um time vindo da roça”, relatou Jefferson na carta.
Jefferson ainda lamenta a qualidade da arbitragem da Liga. Segundo ele a entidade deveria tomar cuidado na escala. Ele disse que Zuza, árbitro agredido, não tem nenhuma condição técnica para atuar nos campeonatos. “Ele não pode apitar nem jogo de criança”, disse.
Sobre a agressão feita pelo atleta do Guanabara, Jacon concorda com a punição, segundo a carta. O presidente do Guanabara encerra seus protestos dizendo que o Guanabara não participa mais das competições da Liga e está se desfilando da entidade.

Posição do presidente da LPF
A reportagem conversou com Antônio Carlos dos Santos, o Ceará, sobre a posição do Secretário de Esportes de Botelhos em abandonar o campeonato. “Acredito que ele falou num momento de cabeça quente. Eles foram punidos porque o regulamento manda penalizar neste caso. Regulamento tem que ser cumprido. Vejo tudo como um desabafo e acredito que com a cabeça fria eles vão pensar direito e voltar atrás”, disse Ceará. 
Sobre as críticas contra a arbitragem da LPF, Ceará disse que também não vê motivos para condenar as atuações dos juízes. Ele ainda comentou a agressão sofrida por Zuza. “Foi uma agressão covarde acontecida por causa de uma reversão de um lateral. Nada justifica a violência e o atleta, que é reincidente, mereceu a punição”, disse Ceará.  Segundo o presidente da LPF, a entidade está tomando as providências contra o atleta, que deverá ser processado na justiça comum. “Estamos entrando com uma ação de agressão e agora é com a justiça”, disse Ceará.
Os constantes casos de violência contra a arbitragem também foram comentados por Ceará, que chegou a ameaçar a parar os campeonatos se não houver uma mudança de postura dos jogadores. “Estão muito nervosos, indo para as quadras e campos achando que a arbitragem tem que fazer resultados, ganhar jogos para eles e não é assim que funciona.  Existem regras, regulamento e os clubes precisam respeitar isto. Os árbitros estão sofrendo isto na pele, mas quero deixar avisado que toda agressão e casos de indisciplina serão punidas. O que chegar para nós, com provas, será averiguado e as medidas necessárias serão tomadas”, disse Ceará. O presidente da LPF defende a PM ao analisar a falta de policiamento nas partidas. “Não estamos fazendo campeonato para bandidos. No meu entendimento, polícia precisa vigiar marginais e não jogador de futebol. O efetivo da PM é pequeno e a cidade é grande. Não tem jeito de dar assistência em todas as quadras e em todos os campos.  Se a gente ver que tem bandidagem nos campeonatos que organizamos pode ter certeza que vamos fechar as portas e acabar com tudo”, disse o presidente da LPF.
Voltando a comentar o protesto do Secretário de Esportes de Botelhos, Ceará disse o seguinte:  “O intuito das Ligas que presido, é primado pela transparência e lisura das competições, não vendo cores de camisa e nomes de clube; temos hoje, três Clubes filiados disputando campeonato Mineiro, tanto na primeira divisão como na Segunda Divisão, que também disputam nossas competições menores, como é o caso da A.A.Caldense, Poços de Caldas Futebol Clube e. c. Rio Branco de Andradas, mas nem por isso procuramos beneficiá-los”, disse Ceará que sinalizou certo benefício ao time de Botelhos.  “O E.C.Guanabara de Botelhos  muitas vezes é beneficiado na questão de horário quanto ao deslocamento da cidade de Botelhos a Poços de Caldas, o que não vejo quando vocês estão disputando competição promovida por outras entidade”, rebateu ele em carta endereçada para Jefferson Jack. Na resposta ele aborda diversos casos e finaliza a mesma pedindo  exame de consciência aos dirigentes do time de Botelhos.



Nenhum comentário: