sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Arbitral para o Mineiro será nesta segunda; Caldense trabalha em segredo

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O Campeonato Mineiro de 2015 começa oficialmente nesta segunda-feira (27), na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte. Nesta data acontecerá o arbitral para a definição do regulamento geral da competição. O Conselho Técnico da primeira divisão estadual reunirá representantes dos 12 clubes que vão disputar a competição: América-MG, Atlético-MG, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Guarani-MG, Mamoré, Tombense, Tupi-MG, URT e Villa Nova. Segundo disse Castellar Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira, a antecipação do arbitral ajudará as equipes a terem mais tempo no planejamento da disputa. O Campeonato Mineiro de 2015 começa dia 1 de fevereiro e termina dia 3 de maio.
Ainda segundo Castellar, a tabela da competição deve ser divulgada semana que vem. De acordo com o estatuto do torcedor, a reunião do arbitral deve ser realizada com, no máximo, três meses de antecedência da data de início prevista e a tabela divulgada com 60 dias de antecedência.
O regulamento das duas últimas edições do Campeonato Mineiro previu que os 12 clubes da primeira divisão se enfrentassem em turno único, com os quatro primeiros se classificando para a fase decisiva e os dois últimos rebaixados para o Módulo II. Por determinação do Estatuto do Torcedor, cada regulamento tem que ser disputado no mínimo por duas temporadas. O quer for decidido nesta segunda-feira valerá pelo menos para o Estadual de 2015 e 2016.

Caldense

A Caldense tenta em 2015 uma campanha melhor que 2014. O time realizou um campeonato com altos e baixos e chegou à última rodada com chances de classificação para as semifinais ou a possibilidade de cair para a parte debaixo da tabela, o que acabou acontecendo. O time de Poços de Caldas terminou na oitava colocação e com isto em 2015 joga apenas cinco partidas em Poços de Caldas.

Segredo total

Ninguém na Caldense conversa sobre o futebol profissional oficialmente. O presidente Laércio Martins disse apenas que os trabalhos estão sendo feitos seguindo um cronograma e que na hora certa tudo será divulgado para todos. Alex Joaquim, gerente de futebol, trabalha desde o meio do ano observando jogadores para a montagem do elenco, porém, também não se compromete em informações oficiais. Ele viu vários jogos de todas as divisões e disse que tentará montar um time competitivo e que levará a Caldense a buscar uma colocação bem melhor que em 2014. Se o nome do elenco é sigilo, o do treinador então é segredo de Estado. Vários nomes, como Tarcísio Pugliese, Roberto Fonseca, cujo alto salário deve ser impedimento, e até mesmo Leonardo Condé, o favorito, são cogitados, porém tudo é desmentido. Condé foi o penúltimo treinador e agradou a diretoria, porém, a ótima campanha do Tupi na série C do Brasileiro pode impedir o retorno do treinador a Poços de Caldas. O Tupi pode se classificar neste final de semana para a Série B do Brasileirão e com isto Condé dificilmente seria liberado para voltar à cidade. Zezito, que faz bom trabalho no Rio Branco do Acre, e Felipe Surian, que comandou a Caldense na Copa do Brasil, também são bem cotados.

Região

Além da Caldense, o Boa Esporte disputará a elite do Campeonato Mineiro. O time de Varginha vem fazendo boa campanha na série B do Campeonato Brasileiro e entra na competição estadual amparado por um grande apoio da prefeitura de Varginha. Segundo Laércio Martins, algumas conversas podem ser agendadas com o prefeito de Poços de Caldas antes do início do campeonato mineiro na tentativa de firmar alguma parceria interessante para os dois lados.

Nenhum comentário: