quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Academia de Futebol Yoorin Curimbaba: um novo conceito de ensinar futebol na cidade

  Paulo Vitor de Campos

pvc.mantiqueira@gmail.com 

pvcampos@gmail.com



Poços de Caldas, MG - A avaliação realizada ontem na cidade teve parceria da Sociedade Esportiva Curimbaba, ou melhor, Academia de Futebol Yoorin Curimbaba. O professor Marcelo Rodrigues conversou com a reportagem e explicou o que esta mudança vai impactar no futebol de base de Poços de Caldas. O professor conta que percebeu que a Curimbaba está à frente de tudo o que diz escolinha e com isso pensou em algo maior para seguir desenvolvendo o trabalho na cidade. Por que academia de futebol? Marcelo conta que o motivo de se transformar numa academia é pelo fato de estarem preocupados na formação de pessoas. “Isso sempre será o foco do nosso trabalho, vamos continuar fazendo assim, com dedicação e profissionalismo, como sempre fizemos, mas precisamos pensar mais no lado da formação de atleta. É aí que entra o conceito academia”, conta Marcelo. Com o novo status, o professor explica que o trabalho será mais amplo, mais dedicado e dará ao aluno os mesmos recursos de times como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Atlético MG, entre outros, na formação de base.

E como será feito? Marcelo conta que visitas como a que a Ferroviária fez ontem a Poços, os professores da Academia de Futebol Yoorin Curimbaba farão a outros clubes e cidades. “Nossos professores primeiramente vão nos clubes parceiros, fazer estágios lá dentro, aprenderem como se forma um atleta  e depois colocar tudo em prática”, conta Marcelo. “Quando um atleta é formado na nossa base, na nossa academia de futebol, ele vai para outro time e terá um segundo estágio”, destaca o professor. 

Ele conta que quando o menino deixar a Academia de Futebol Yoorin Curimbaba seguirá para um outro time e estará praticamente lapidado para o que seu futuro time quer. “Mas nunca deixo de priorizar o que o projeto sempre pregou, que é a formação de pessoas para um mundo melhor, porque este é o nosso projeto, este é o nosso ideal e é assim que a gente gosta de trabalhar”, completou. “A  nossa escolinha não cobra mensalidade, é agregadora e a que mais forma jogadores para clubes e assim deve seguir”, conta Marcelo.

Paulo e Lipi são exemplos de atletas que estão bem encaminhados em times de expressão do futebol brasileiro. Eles fazem parte da base do Palmeiras e servem de espelho para os que ainda buscam o mesmo objetivo. Para exemplificar o sucesso do trabalho da Curimbaba, Marcelo destaca o atual time do Poços de Caldas Futebol Clube, que está disputando a segunda divisão do Campeonato Mineiro. No primeiro jogo do campeonato a equipe goleou o Atlético de Três Corações por 4x0 e todos os gols foram marcados por jogadores que passaram pela Curimbaba. “Isto prova que a Academia de Futebol Yoorin Curimbaba está muito à frente em todos os sentidos. A gente sempre pensou em formar pessoas e também atletas. Pensamos ainda na família neste processo de formação, já que dentro deste projeto os pais estão incluídos, pois que eles são o mais importante na formação dos filhos. Tudo vai só agregar neste projeto que é a Academia de Futebol Yoorin Curimbaba”, finalizou Marcelo Rodrigues.

Nenhum comentário: