quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Tradicional na Caldense, judô oferece benefícios e ensina disciplina

 Renan Muniz

A.A.Caldense



Poços de Caldas, MG - O judô é uma modalidade muito tradicional na Caldense. Vários atletas se graduaram no clube e muitos outros continuam em formação. Orientados pelo Sensei Ronaldo, os jovens treinam não só a luta, mas também a disciplina.

O judô surgiu em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar sobre as artes marciais da época, Kano criou o judô (caminho suave, em Japonês). A arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, no período da imigração japonesa no país. O judô foi incluído na Olimpíada de 1972, após ter sido disputado em 1964, em Tóquio, por ser o esporte mais popular do país-sede.

Para o Sensei Ronaldo, ao praticar a modalidade “é notável a mudança na atitude dos atletas, não é só um benefício físico, mas também espiritual”. Na Caldense, o judô é oferecido em diversos dias e horários. Confira todos os horários disponíveis na aba sócios no site oficial do clube e faça seu agendamento.

Esta semana, como aconteceu periodicamente houve o procedimento de troca de faixa dos judocas que subiram de nível. 


Confira a lista com os nomes e as respectivas cores das faixas.


Faixa cinza: Isadora Calixtro;  Marcovechio Ramos; Manuella Câmara Dias; Heloísa Junqueira Bertozzi; Bernardo Brandão Pinheiro; Antônio Oliveira Moraes Amati; Samuel Pinheiro Granato Garcia; Vinícius Golvea Maia; Maria Flor Soares de Bom Lemos e Jamile Clara Aguilar de Andrade


Faixa azul: Luca Del Roveri da Silva; Giovana Del Roveri da Silva; Inácio Luiz Mosca; Rafael Augusto Lopes Dominguite; João Vitor Nogueira Vieira dos Santos e Gustavo Henrique Ribeiro Giacheta


Faixa amarela: Keven Victor da Cruz

Nenhum comentário: