quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Poços de Caldas FC promove diversidade cultural dentro do time

Poços de Caldas, MG - Um goleiro vindo diretamente da tribo Xucuru-Kariri, da cidade de Caldas, e um meia habilidoso nascido em New York. Dois exemplos da diversidade do atual Poços de Caldas Futebol Clube, que está disputando e liderando a segunda divisão do Campeonato Mineiro. 85% do elenco do time é de jovens de Poços de Caldas, formados nas diversas escolinhas da cidade. Outros 15% são de jogadores vindos da região. Um deles é o goleiro Anderson Santos da Silva, indígena. Anderson começou a jogar com os meninos da tribo Xucuru-Kariri e o sonho de se tornar um jogador de futebol o trouxe ao Poços de Caldas FC, onde ele assinou seu primeiro contrato. Atualmente, ele é o segundo goleiro da equipe e sonha em seguir carreira e exemplos de grandes ídolos. “Estou muito orgulhoso em representar minha família e a tribo Xucuru-Kariri e quero ir longe no futebol, este é meu grande sonho e estou muito feliz em ter a oportunidade”, disse Anderson. Com 20 anos, ele é uma das promessas do atual elenco. “Foi complicado chegar até o Poços de Caldas FC, mas esta oportunidade veio e quando ela bate na sua porta você tem que estar pronto para agarrar com unhas e dentes. Graças a Deus apareceu esta oportunidade”, conta Anderson.

Goleiro é uma das posições mais ingratas do futebol. Uma grande defesa é encarada como uma obrigação, mas qualquer gol tomado é motivo de muita crítica. Mesmo assim, Anderson conta que desde pequeno sempre gostou de ser goleiro e não se arrepende da escolha. “Nas brincadeira de criança eu sempre estava no gol, meu irmão sempre me dizia que goleiro tem que ser louco ou levar tudo na base do vai ou racha. Decidi que isso era o que queria e estou aqui defendendo as cores do Poços de Caldas FC”, concluiu Anderson.


Mande in EUA

Uma música conhecida diz assim: “Tinha um Sonho de ir para Nova York...” Matt Crispin Macedo fez o inverso. O sonho era vir para Poços de Caldas e se tornar um jogador de futebol. Ele conseguiu. Já assinou contrato com o Poços de Caldas Futebol Clube e está disputando o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Ele está na cidade há apenas dois meses, mas fala muito bem o português já que seus pais são brasileiros e com isso ficou mais fácil aprender o idioma. “Nunca tinha vindo ao Brasil, mas estou adorando tudo que estou vendo. Quero ser jogador de futebol e nada melhor que começar num grande time”, conta Matt. Se depender dos companheiros a adaptação de Matt será ainda mais rápida. Apesar da timidez, Matt conta que todos o tratam muito bem e já é amigo do time todo. “Fui muito bem recebido, fiz amigos e estou muito feliz com tudo que está acontecendo em minha vida. Todo mundo está me ajudando, quero retribuir todo o carinho que estou recebendo”, falou o atleta.


Diretoria

A reportagem conversou com o vice-presidente do Poços de Caldas FC Fábio Paulista. Ele destacou o trabalho que vem sendo feito pelo clube e as oportunidades para atletas vindos de diversas culturas. O dirigente conta que Matt chegou ao clube através de uma indicação por parte de empresários e está em testes até o final do ano. Mas o jogador está inscrito na equipe e à disposição do treinador Simião para jogar o campeonato. “Abrimos esta oportunidade para o Matt para ele ter uma evolução, pegar experiência e ele está conseguindo agarrar a oportunidade”, disse Fábio Paulista. Já Anderson chegou ao time e agradou, sendo profissionalizado e inscrito na competição. “Um goleiro muito bom que está agarrando a oportunidade. Ele foi profissionalizado, é nosso segundo goleiro, tem a confiança do treinador José Carlos e é um menino de muito futuro”, finalizou o vice-presidente.

Nenhum comentário: