segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Goleiro formado na Zico 10/Coopoços se apresenta na seleção brasileira

Poços de Caldas, MG - O goleiro Santiago, formado pela escolinha de futebol Zico 10/Coopoços, se apresentou ontem na seleção brasileira de futebol sub-15. O técnico Dudu Patetuci reuniu 26 convocados entre os dias 13 e 22 de setembro, na Granja Comary, em Teresópolis. Os atletas passarão por um período de treinamento e observação na Granja Comary no CT da Seleção Brasileira. Esta é a quarta etapa de treinamentos da categoria sub-15. Um jogo preparatório está previsto para o período contra um adversário ainda a definir.

Segundo Patetuci, o objetivo principal desta convocação é dar continuidade ao desenvolvimento desta geração de atletas, que sofreu muito com as restrições esportivas impostas pela pandemia.

“Quero agradecer muito ao Branco, nosso coordenador, por decidir manter as convocações das seleções de base do futebol brasileiro, entender a necessidade de seguirmos observando e desenvolvendo os atletas para a Seleção Brasileira nas competições futuras”, pontuou Dudu.


Santiago

Santiago está defendendo o Atlético Mineiro e vem se destacando na posição como um dos melhores da categoria. O professor da escolinha Zico 10/Coopoços José Carlos Quiciri se mostrou orgulhoso com o destaque alcançado pelo atleta. “É, acima de tudo, motivo de muita emoção ver o sucesso do Santiago. Esta convocação é uma conquista de todos que acompanharam sua trajetória, sua família e amigos, além de ser uma conquista pessoal minha. Quando comecei o trabalho de professor, logo após eu deixar a carreira de jogador, foi na FutPoços, em 2013, e sempre tive como objetivo passar um pouco do que aprendi. Sempre sonhei em ver o goleiro começar a treinar comigo e chegar longe no futebol e vestir a camisa da seleção brasileira. E assim está acontecendo com o Santiago”, disse José Carlos. “A seleção sub-15 é uma equipe onde milhares de garotos desta idade sonham em chegar e conseguimos isso com o Santiago. Pra mim é muito gratificante pessoalmente, fortalece nosso trabalho na Zico 10/Coopoços já que o Santiago saiu de lá. É uma valorização do nosso trabalho, mas também da escolinha, da nossa cidade já que nunca tinha acontecido um fato parecido com este”, disse Quiciri. Para o treinador, o feito de Santiago é muito grande, já que ele começou a se destacar precocemente e em pouco tempo está numa seleção brasileira. O professor salienta o grande trabalho realizado no Atlético Mineiro, porém, Santiago deixou Poços de Caldas e a Zico 10/Coopoços com uma grande base. “O Santiago sempre foi muito dedicado e teve ainda uma grande entrega dos pais que acreditam nele e nos deram carta branca para podermos trabalhar. Como preparador de goleiros eu vejo isso como uma grande conquista neste desenvolvimento”, finalizou José Carlos Quiciri.

Para a família de Santiago a conquista é motivo de muita felicidade. “Ainda não acreditamos nesta convocação, tudo mérito do Santiago, que correu atrás e agora é manter a humildade, o respeito, que assim ele vai longe. Ninguém consegue nada passando por cima de alguém, mas quem conhece o Santiago sabe que ele é um menino muito tranquilo e dedicado e está colhendo os frutos”, disse Karla, mãe do goleiro.

“A gente está muito feliz com este passo que ele está dando na carreira. Foi muita luta e precisamos agradecer muitas pessoas. O  Neco, da Banda da Lata, o professor Zé, da Coopoços, que fez com que o Santiago evoluísse demais. Os parceiros Douglas e Lincon, que estão até hoje com a gente. Agora esperamos que mais coisas boas venham por aí, mas tudo é fruto do trabalho dele e ele está muito feliz. Isso é o que importa”, disse Richard, pai de Santiago.

Nenhum comentário: