domingo, 3 de junho de 2012

Professor leva esporte para comunidade do São José


Poços de Caldas, MG - Tiago Fernando Rodrigues, professor formado pelo mestre Paulão Rezende, está realizando um belo trabalho na comunidade do bairro São José. Através do jiu-jitsu, Tiago se dedica numa atividade diferenciada com crianças e adolescentes do bairro. Uma das principais metas do projeto é a formação do caráter de seus alunos.
Com o nome de Esporte Cidadão, as atividades tiveram início em março deste ano, tendo apoio da Lei de Incentivo Municipal ao Esporte, da Prefeitura Municipal e da Construtora Etapa.
Tiago ministra aulas para cerca de 70 crianças e as atividades são realizadas todas as segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h.
O trabalho está sendo muito bem aceito pela comunidade. Recentemente foram adquiridos 20 quimonos, rapidamente colocados à disposição dos alunos. “O quimono é essencial na prática do jiu-jitsu e os meninos devidamente uniformizados, ficaram mais empolgados com os treinamentos”, disse Tiago.
Além da parte esportiva, o projeto coordenado por Tiago, busca ajudar a comunidade também fora do tatame. A atividade escolar é vista com carinho. Um acompanhamento do desempenho do aluno através das notas recebidas nas provas é feito mensalmente. “Cobramos bastante este lado pois a educação e uma boa formação é tudo na vida. Eles não podem deixar os estudos de lado em hipótese alguma”, contou o professor.  O aluno que tem nota baixa não participa dos treinamentos e das competições.
“Todos estão se desempenhando muito bem e com disciplina. Estão no indo no caminho certo”, contou Tiago. As aulas do projeto acontecem no Recriança do bairro São José. “Os professores do Recriança são nossos parceiros e estão elogiando bastante o desenvolvimento do projeto. Alguns alunos  eram bastante indisciplinados e este comportamento mudou com a implantação do projeto”, disse o professor.
Os pais dos alunos também aprovaram a iniciativa, sendo que a maioria incentiva o filho para continuar a prática do jiu-jitsu. “Os pais conversam comigo e  me agradecem pela mudança de comportamento do filho. Esta atitude deles é muito bom pois mostra que não estamos fazendo nada em vão aqui na comunidade”, finalizou o professor.
Cerca de 25 alunos do projeto Esporte Cidadão vão competir hoje em Pouso Alegre.
O mestre Paulão Rezende acompanha de perto o projeto de Tiago e teceu enormes elogios ao aluno. “Estou muito feliz com o trabalho. Ele mostrou ser um cara centralizado, assimilou tudo que lhe ensinei, e está passando estes ensinamentos com a maior competência para os meninos do projeto.  Além do Tiago, no São José, ainda existe um projeto  em desenvolvimento no Conjunto Habitacional, na Academia A4, coordenado pelo Paulo Alves. Tanto o Tiago, quanto o Paulinho, são meninos que começaram comigo e agora levam adiante ensinamentos importantes para pessoas que realmente necessitam deste tipo de trabalho”, disse Paulão Rezende. O projeto do Cohab tem apoio da Academia Projeto Soma, Restaurante Bepe, Churrascaria Pampa, Cremonesse Restaurante e a Secretaria de Esportes, além da Construtora Etapa. “Queria agradecer também a parceria do Recriança, através do coordenador Glaupiner Carvalho, o Glaupinho, e da Secretaria de Educação

Escolha certa
Paulão Rezende  aproveitou para orientar pessoas que queiram entrar para o esporte.
 “O começo tem que ser do modo certo, caso contrário a pessoa pode aprender erradamente.   Existe muita gente em Poços de Calas dando aulas e todo cuidado é pouco na hora de procurar uma academia para começar o treinamento. Meu conselho é que os interessados na prática do jiu-jitsu, procurem se informar da capacitação do professor, como ele conseguiu chegar onde está para que não vá treinar com pessoas sem qualificação alguma, completamente despreparadas. Converse muito antes, analise o professor,  o método de ensino e só depois tome a decisão. Tenho visto muito professor ofendendo o outro, falando que o outro é isto ou aquilo, este não é o caminho. Quem sai perdendo com isto é o esporte. Passou da hora disto acabar. Sou o mais graduado em Poços de Caldas, criei a maioria destes professores e estou muito chateado com esta situação. Não foi isto que passei quando eles estavam sob minha orientação. A doutrina é ser fiel, acreditar nos ensinamentos que aprendeu, não se envolver em confusão nem briga. É assim que tem que ser”, finalizou o mestre Paulão Rezende.

Nenhum comentário: