terça-feira, 9 de julho de 2019

Renato Rezende é campeão brasileiro e aumenta a chance de disputar sua terceira olimpíada

Paulo Vitor de Campos
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - Renato Rezende conquistou neste final de semana, em Paulínia, o Campeonato Brasileiro de BMX. Foi a 13ª conquista nacional do atleta radicado em Poços de Caldas. Ele não vencia o Brasileiro desde 2014. Ao longo da carreira, Renato Rezende já foi campeão brasileiro sete vezes na categoria expert, dois na juniores e quatro na elite. Em 2015, ele não competiu, em 2016 foi segundo colocado e em 2017 e 2018 não participou devido a lesões. Com o resultado deste ano, ele soma importantes pontos para o ranking mundial, que servem de classificatória para Tóquio 2020. O atleta esteve na redação do Jornal Mantiqueira na tarde de ontem e falou sobre as conquistas, treinos em Poços de Caldas, em Paulínia e no exterior, e as expectativas de buscar sua terceira participação numa olimpíada. Renato tem como patrocinadores nacionais a Nissan, GT Bicycles, Monreale, Shimano, Oakley, Polar, Bolsa Atleta, Bolsa Atleta MG, COB e CBC. Em Poços de Caldas, ele conta com apoio da prefeitura, Secretaria de Esportes, E&E Restaurantes, Acquafisian, Academia Olimpo, Pedal Sport e Poços Tec.

Mantiqueira - Como foi a sensação de voltar a vencer um Brasileiro depois de cinco anos longe do primeiro lugar?
Renato Rezende - Foi muito especial, principalmente por estar correndo em Paulínia, minha segunda casa, já que morei naquela cidade durante dois anos, e ser campeão brasileiro lá foi muito especial. Outro motivo muito especial foi que corri representando Poços de Caldas através da prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes, através do projeto Renato Rezende.

Mantiqueira - Este título foi muito importante para sua pontuação no ranking mundial. Como ficam as expectativas agora, faltando um ano para a disputa em Tóquio?
Renato Rezende - Foram pontos importantes no ranking classificatório para as olimpíadas. Estou liderando este ranking e o critério para classificar o ciclista de BMX para Tóquio é a melhor pontuação e estou bem nesta disputa. Estou bem na briga, mas o caminho ainda é longo. Têm um peso maior as Copas do Mundo e por isto é ir bem nestas competições para somar mais pontos. As provas menores também são muito importantes e é preciso manter uma regularidade em tudo para que as chances sejam maiores.

Mantiqueira - O que você terá pela frente nesta temporada que poderá somar mais pontos no ranking?
Renato Rezende - São muitas provas dentro e fora do Brasil. No próximo dia 21 estou embarcando para Bélgica, onde vou competir no Campeonato Mundial. As provas acontecem dia 27 e dia 29 já retorno ao Brasil para um período de dois dias e já vou para o Lima, no Peru, onde vou representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, competição que perde em importância apenas para as olimpíadas. Em setembro acontecem as etapas da Copa do Mundo, entre outras competições internacionais.

Mantiqueira  - Participar de sua terceira olimpíada é hoje seu maior sonho?
Renato Rezende - Com certeza. Participei de duas olimpíadas e as coisas não foram como eu esperava. Tive quedas, pneu furado, enfim, acredito muito que uma terceira olimpíada pode ser diferente e o sonho de trazer uma medalha para o Brasil é enorme. Claro que primeiro o foco é a classificação e se ela vir a medalha no peito é o sonho a ser realizado.

Mantiqueira - Como anda sua rotina de treinos no Brasil. Poços de Caldas ainda é importante neste aspecto?
Renato Rezende - A pista de BMX de Poços de Caldas é muito especial em minha vida e tenho treinado nela sempre. Moro em Poços de Caldas, minha casa é aqui e por isso a pista daqui segue importante na minha preparação. Passo muito tempo fora, só este ano foram três meses longe do Brasil e longe de Poços de Caldas um período ainda maior. Adoro passar meus dias aqui onde está minha família, minha esposa, meus cachorros, enfim, tudo que amo. A estrutura da pista do parque municipal não é das melhores, tudo mundo sabe disso, mas como disse ela é especial na minha vida e faço atividades sempre que posso lá. Como ela não é uma pista olímpica, preciso buscar outros caminhos de treinos como Paulínia e no exterior. Mas estar em casa renova minhas energias. Poços é minha base e aqui me sinto bem como não me sinto em lugar nenhum.

Mantiqueira - Você se tornou um atleta brasileiro de ponta. Como é o reconhecimento?
Renato Rezende - É muito grande, principalmente das crianças que me enxergam como um espelho. Neste final de semana em Paulínia recebi um carinho muito grande, impressionante. Aqui em Poços também o carinho é especial e às vezes no parque municipal a criança deixa o que está fazendo e vem até mim pedindo fotos e um abraço. Agradeço por todo este acolhimento, que não tem preço que pague. Quero finalizar esta entrevista deixando um agradecimento especial para a prefeitura de Poços de Caldas e a Secretaria de Esportes, pelo Projeto Renato Rezende, que me ajuda muito com uma estrutura bem legal de treinamento e competição.

Nenhum comentário: