terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Nadadora de Poços treina com a equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro

 Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - A nadadora Isabel Maimone Ferreira, de Poços de Caldas, foi integrada este ano ao time nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro. A atleta, que já se mudou para a capital paulista, começou no esporte há quatro anos quando passou a fazer parte do projeto Superar e Desafiando Limites, onde representou a natação paralímpica de Poços de Caldas em dezenas de competições. Ontem ela esteve de passagem na cidade e comentou a nova fase em sua carreira. Segundo Isabel, é um grande desafio que vem pela frente. Ela disse que vai abraçar a oportunidade da melhor forma possível. “Uma grande oportunidade que surgiu para ir treinar em São Paulo, treinar no CT com a equipe nacional do CPB e pretendo dar o meu melhor para aproveitar esta oportunidade e buscar representar o nome de Poços de Caldas com muita honra e dedicação”, disse. A atleta conta que as expectativas são as melhores possíveis e que vai buscar crescimento técnico para entrar em melhores condições nos campeonatos. “Pretendo baixar meus tempos, melhorar minhas marcas, subir no ranking, enfim,  crescimento num todo. Está sendo uma experiência incrível, estou vivenciando muitas coisas diferentes, uma equipe nova e algo que certamente será muito bom para mim. Estou  gostando desta minha nova fase da vida”, continuou a nadadora.
A oportunidade de fazer parte da equipe nacional veio devido aos grandes resultados que Isabel conquistou na temporada passada. A jovem terminou o ano como a oitava melhor nadadora paralímpica em sua categoria e isto chamou a atenção dos treinadores do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Ano passado, em conversas com a professora Soraia, técnica da base do CPB,  tive as portas abertas fazer parte do time de base, porém, esta equipe acabou e com isto foi criada a equipe de transição. Era neste time de transição que eu iria participar, porém, ao chegar a São Paulo, tive a surpresa de ser integrada direto na equipe nacional devido as minhas marcas do ano passado”, falou Isabel. Dentre os destaques que chamaram a atenção da equipe estão as participações de Isabel nos 100 metros peito e 200 medley, quando ela ficou classificada entre os oito primeiros colocados. Foram resultados que a levaram diretamente para a equipe nacional. “No início tive uma sensação mista de medo e felicidade por se tratar de uma etapa bem diferente, mas que ao mesmo tempo marca uma virada completa na minha vida”, falou.
As equipes do CPB são formadas pelo time de transição, que conta com atletas em início de carreira, equipe nacional, da qual Isabel faz parte, e seleção principal, que reúne atletas que vão representar o Brasil em competições internacionais como os Jogos Paralímpicos.
A reportagem conversou com Bruno Pereira dos Santos, técnico de Isabel em Poços de Caldas durante os quatro anos em que ela fez parte do projeto. Para ele a ida de Isabel para a equipe nacional é muito justa pela qualidade técnica e dedicação mostradas durante este período. “Ela sempre foi muito empenhada nos treinos, tanto técnica quanto taticamente, e isto ajudou muito em seu crescimento. Esta oportunidade na equipe nacional certamente será muito importante para seu desenvolvimento como atleta. Ela vai ter orientações de técnicos diferentes que vão ensinar novas metodologias que vão contribuir para o seu desenvolvimento. Ficamos muito felizes com o sucesso da Isabel, que certamente, num futuro próximo, fará parte da equipe principal, pois tem muito potencial para isto”, falou Bruno Pereira. “Fica a torcida para que Isabel se destaque e continue levando o nome de Poços de Caldas e do Brasil às alturas”, completou o treinador. O professor Eraldo Sandi dos Santos, coordenador e fundador das ações paralímpicas em Poços de Caldas, ressaltou a ida de Isabel para a equipe. “Fico muito feliz pela atleta, pelas suas conquistas durante todo este tempo nos projetos da cidade e agora ficamos ainda mais satisfeitos por ver tamanho crescimento. A ida dela para São Paulo e os treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico nos orgulha demais. Isabel sempre contribuiu muito com as ações do projeto em termos de divulgação, fomentação das modalidades e tenho certeza que continuará contribuindo, mesmo estando agora num outro patamar. O sucesso dela só fortalece nosso trabalho, pois sabemos o potencial de nossos atletas e queremos cada vez mais fazer realizações pelo nosso esporte paralímpico. A Isabel certamente é uma inspiração para todos”, finalizou o professor Eraldo Sandi.
O projeto Superar e Desafiando Limites tem como incentivador  a Unimed Poços através da lei municipal de incentivo ao esporte. Ele é patrocinado pela prefeitura municipal de Poços de Caldas através da Secretaria Municipal de Esportes.

Nenhum comentário: