quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leonardo Condé é apresentado e promete Caldense forte em 2014

Poços de Caldas, MG - A temporada 2014 do futebol profissional da Caldense teve início na manhã de ontem com a apresentação do novo comandante. Léo Condé recebeu a imprensa no CT Ninho dos Periquitos e prometeu muito trabalho para buscar a classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D. A apresentação teve ainda a presença do vice-presidente do clube Franco Martins, do gerente de futebol Alex Joaquim e do diretor Agnaldo Augusto.
Alex Joaquim destacou que o perfil de Condé pesou muito em sua indicação. O treinador é jovem e se encaixa na filosofia de trabalho da Caldense. “É um treinador jovem, com a mente aberta, novos propósitos e esperamos muito deste profissional”, disse Alex Joaquim. Léo Condé tem 35 anos e iniciou a carreira como técnico em 2001 nos juniores do América Mineiro e passou pelos juniores do Atlético Mineiro. Em 2009 Condé assumiu o time principal do Tupi de Juiz de Fora, depois passou pelo Ipatinga, Vila Nova e Nova Iguaçu. A Caldense é apenas a quinta equipe profissional que o jovem treinador vai comandar. Condé tem como principal resultado o título da Copa Rio em 2012 pelo Nova Iguaçu. O treinador tem grande identificação com o Tupi de Juiz de Fora. Em 2009 e 2010 conseguiu colocar a equipe nas fases finais do Campeonato Mineiro. “É um treinador que nos chama a atenção desde 2012 e agora conseguimos concretizar sua contratação”, disse Joaquim.  O vice-presidente da Caldense Franco Martins ressaltou a confiança no trabalho do treinador. “É um nome forte que chega na Caldense com grandes chances de fazer um belo trabalho”, disse.

Entrevista
Durante a entrevista coletiva, o treinador levantou várias questões. Ele iniciou a coletiva agradecendo a diretoria da Caldense pela confiança e prometeu muito trabalho para colocar o time em destaque no Estadual que começa em janeiro. “Era um namoro antigo pois eu tinha muita vontade de trabalhar na Caldense e o clube também queria contar com meu trabalho. Agora a expectativa é que eu consiga realizar um grande trabalho. Sabemos da responsabilidade e não vamos fugir dela contando com total apoio de todos em Poços de Caldas. A imprensa será nossa ponte com o torcedor e por isso temos que caminhar juntos. Não adianta ter um bom elenco, realizar um bom trabalho se não conseguirmos caminhar junto com a imprensa e com o torcedor, que é o objetivo maior do futebol. Temos que criar um ambiente favorável para que possamos alcançar os resultados que todos esperam”, disse o treinador. O objetivo principal, segundo Condé, é uma boa classificação no Estadual e, consequentemente, conseguir a vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D.

Vinda para a Caldense
A vinda de Condé para a Caldense foi um dos temas da coletiva. O treinador tinha outras propostas, mas deu prioridade ao time de Poços de Caldas. Condé destacou que o profissionalismo da diretoria foi fundamental para ele optar pela Caldense. A estrutura do clube também teve um grande peso. “O futebol de hoje tem muitos dirigentes irresponsáveis e sabemos que a Caldense tem um histórico de responsabilidade, cumpre com suas obrigações e isto faz muita diferença”, disse. O treinador ressaltou que a diretoria ainda garantiu totais condições de formar uma equipe competitiva e isto também fez a diferença.

Comprometimento
Léo Condé promete muita responsabilidade e comprometimento em sua passagem pela Caldense. “Apesar de jovem estou há bastante tempo no futebol e sei o que me espera. O torcedor pode ter certeza que vai ter muita dedicação nesta nova fase da minha carreira e, acima de tudo, vamos tentar formar uma equipe competitiva. Vamos ser cobrados por resultados, boa colocação na tabela e é isso que vamos buscar fazer aqui na Caldense. O Campeonato Mineiro tem Atlético e Cruzeiro com um grande orçamento e as demais equipes enfrentando dificuldades financeiras e brigando primeiramente para fugir do rebaixamento”, disse Condé.

Montagem
O treinador evitou, assim como a diretoria, citar nomes de reforços. Chimba e Maxsuel já estão certos no elenco. A base que disputou o Campeonato Mineiro deste ano com Tarcísio Pugliese deve retornar. Edmilson, Nena, Rodrigo, Feijão, Júlio César, entre outros, devem reaparecer no time de Poços de Caldas. O treinador salientou que vai indicar alguns jogadores para serem avaliados pela diretoria. Condé e Alex Joaquim estão assistindo várias partidas pelo interior do Brasil na busca de novos nomes. O time deverá ser bem mesclado no próximo Campeonato Mineiro. A previsão é que em dez dias pelo menos 80% da equipe esteja definida.

Comissão técnica
A Caldense volta a contar com os trabalhos do preparador físico Luiz Carlos Caldiron, um dos principais profissionais do futebol brasileiro. Outro que trabalhou com Pugliese e continua com Condé é o auxiliar técnico Renatinho. O treinador de goleiros será Valdir. O único profissional que virá para Poços junto com Condé é seu auxiliar Henrique Furtado.

Tempo de preparação
O curto tempo de preparação novamente é fator preocupante na preparação da equipe para o Campeonato Mineiro. O time se apresenta em meados de novembro e terá aproximadamente dois meses para ficar pronto até a estreia no Estadual. “Esta é uma dificuldade de todas as equipes do interior, não só da Caldense. Para fazer um bom campeonato é preciso não errar nas contratações”, disse Condé. O treinador quer realizar pelo menos três amistosos em dezembro e dois em janeiro para avaliar a equipe que disputa o Campeonato. “O campeonato começa mais cedo em 2014 e será mais curto e provavelmente acontecerão muitos jogos no meio de semana, por isto temos que entrar voando baixo”, disse.

Estilo
Condé se avaliou como um treinador que usa o equilíbrio em seu estilo de jogo. “Não podemos jogar muito retraídos e nem se expor totalmente e por isto é preciso buscar um meio termo. Claro que jogando dentro de casa é preciso tomar a iniciativa do jogo, porém, sem  loucura. O futebol de hoje é nivelado e os times jogam muito fechados e preferem o contra-ataque”, salientou.

Estádio
O estádio Ronaldo Junqueira está com os laudos vencidos e a Caldense terá que indicar outro local para jogar durante o arbitral que acontece em novembro. O assunto foi discutido ontem durante a apresentação de Condé e a diretoria está bem confiante que a situação será resolvida. “Temos que confiar na palavra do prefeito e ele garantiu que vamos jogar em Poços. A Caldense não tem nenhum poder sobre isto, os laudos venceram em setembro e a única saída que temos é confiar na palavra do prefeito”, disse Franco Martins. Em entrevista ao jornal Mantiqueira, o secretário de Esportes disse que a Caldense terá que indicar outro estádio para jogar durante o arbitral que acontece em novembro. Mareca acredita que os laudos liberando o estádio saiam apenas em janeiro, porém, ele acredita que haverá tempo para a liberação do local para os jogos do Campeonato Mineiro.

Segundo semestre
Alex Joaquim garantiu ontem que se a Caldense se classificar em campo para o Brasileiro da Série D o time disputa a competição. O dirigente destacou que o clube não aceitará convites de última hora para disputar a competição nacional. Segundo ele, tudo dentro do clube é feito através de planejamentos.

Força do interior
O treinador Léo Condé avaliou os clubes do interior e disse que a Caldense é uma das forças do Campeonato Mineiro. “Os times do interior oscilam muito. Cito como exemplo o América de Teófilo Ottoni, que foi semifinalista em 2011 e em 2012 foi rebaixado para a segunda divisão. O Ipatinga foi campeão e hoje é time da segunda divisão. O tempo é curto e vejo o nível muito parecido com o dos times do interior. Quando começarmos os amistosos vamos ter mais informações sobre os adversários. Aqui vamos procurar montar o time forte, reduzido, com as peças bem escolhidas e um grande equilíbrio para jogar uma competição pequena e que não dá margens para erros. Esta é a receita para que possamos realizar um grande campeonato”, finalizou Condé.

Nenhum comentário: